Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Fotos / Política

​CTur debate avanços em setores do turismo com conselheiros

Reunião do Conselho de Turismo da CNC para debater macrotemas do turismo

Reunião do Conselho de Turismo da CNC para debater macrotemas do turismo

O Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou uma reunião hoje (15/08), na sede da CNC no Rio de Janeiro, para avaliar os avanços do turismo pautados pelos cinco macrotemas definidos pelo conselho em 2008, que são: Política de Concessão de Vistos para os Grandes Países Emissores; O Futuro da Aviação Comercial do Brasil; O Turismo e a Economia do Brasil; Infraestrutura Turística e Megaeventos; e Turismo Náutico.

“Em quatro anos agregamos muito conhecimento com experts do setor de turismo, e os macrotemas são uma compilação de contribuições e propostas desses especialistas, que trazem uma luz às pessoas que estão tratando desses temas”, explicou o presidente do Conselho de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio. Que adiantou ao Mercado & Eventos que a ideia agora é discutir quais são os principais projetos para a formação de novos macrotemas que serão trabalhados a partir de 2013.

O objetivo da reunião é apresentar aos conselheiros do Conselho de Turismo da CNC um resumo do que foi conquistado nos setores de cada um desses macrotemas, para que seja feita uma publicação com os dados. Segundo Leonardo Fonseca, da assessoria de Turismo e hospitalidade, responsável pela apresentação dos resultados, a ideia é que esse documento tenha lançamento na Feira das Américas deste ano.

Confira os avanços em cada um dos macrotemas abordados na reunião:

Política de Concessão de Vistos para os Grandes Países Emissores – Essa questão foi apontada pelos conselheiros do CTur e de especialistas como um dos principais entraves para o crescimento do desembarque de estrangeiros no Brasil. O país não sai da marca de cinco milhões de desembarques há cinco anos. Alguns dos resultados apresentados na reunião foi o encontro da presidente Dilma Rousseff com o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, para discutir a questão dos vistos; as ações pontuais na Lei Geral da Copa, como o visto eletrônico; e o projeto de lei que trata da criação do Conselho Nacional de Imigração, um projeto que foi desarquivado no ano passado e propõe a dispensa de visto para americamos.

O Futuro da Aviação Comercial do Brasil – Em função do tamanho do Brasil, considerado um país de dimensões continentais, a aviação comercial adquire grande importância. A CNC debateu ao longo dos últimos quatro anos temas como o caos aéreo; privatizações; o crescimento da aviação comercial regional, acesso da classe C ao turismo que impulsionou as classes A e B a viajar ainda mais, o que gerou o déficit na balança de turismo do Brasil; a infraestrutura precária; a alta do dólar; e os prejuízos das aéreas nacionais. No congresso está sendo debatido um projeto de lei que prevê multas para os casos de overbooking, no entanto, é um projeto de 1995, que, de acordo com a CNC precisa ser transformado em lei.

O Turismo e a Economia do Brasil – Segundo Leonardo Fonseca, a CNC quer mostrar a importância do turismo como uma matriz de desenvolvimento para o país. Temas como o maior acesso da classe C ao turismo, o conceito de novo viajante, que surgiu com os avanços da internet, a aliança entre os setores, e a desoneração, foram discutidos pelos conselheiros do CTur. Além disso, foi abordada também a capacidade do turismo de gerar empregos no país e dois projetos de lei, um deles em relação a instituição do vale-hospedagem e outro sobre a classificação do turismo receptivo como atividade econômica exportadora.

Infraestrutura Turística e Megaeventos – A principal pergunta feita em relação a esse tema é se o Brasil está preparado para os megaeventos que serão sediados no país, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpiadas de 2016. Os principais pontos de debate sobre o macrotema são: infraestrutura dos aeroportos, segurança pública, mobilidade, acessibilidade, linha de crédito, receptivo, qualificação, oferta hoteleira, e o que será feito com o legado em infraestrutura que será deixado no país.

Turismo Náutico –
O setor de cruzeiros marítimos vem ganhando força no Brasil, e por esse motivo é necessário discutir a regulamentação dos cruzeiros marítimos no país. O impacto total do setor na economia brasileira, segundo a Abremar, foi de R$ 522,5 milhões no ano passado.

Fernanda Lutfi

Receba nossas newsletters