Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos / Fotos

Confira os vencedores do 8º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Roberto Nedelciu, da Braztoa, com Bob Santos, do MTur

Roberto Nedelciu, da Braztoa, com Bob Santos, do MTur (Foto: Eric Ribeiro/M&E)

CANELA – Após diversas etapas e difíceis decisões, os jurados enfim chegaram ao resultado final do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e anunciaram, na noite desta quarta-feira (6), os vencedores de cada uma das categorias. Nos últimos três dias, os dezenove finalistas puderam conviver com os jurados e acompanhar de perto a programação da Convenção Braztoa 2019.

Hoje, o resultado é um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido nos últimos meses e a prova de que ser sustentável é, sim, uma opção viável. As iniciativas foram avaliadas de acordo com os critério de abordagem sistêmica em sustentabilidade, turismo sustentável, relevância para o negócios, inovação e abrangência, dentre outros que corroboram a adesão aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Leia também:
Veja fotos do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
Convenção Braztoa 2020 acontecerá na Serra Catarinense

Após o anúncio, os vencedores receberam o selo e o troféu de “Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020”, que conta com a chancela de organizações de renome no setor, como a OMT, a ONU Meio Ambiente e o Ministério do Turismo. Além disso, a Braztoa tradicionalmente irá promover a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020 e em todas as suas mídias próprias e dos parceiros de mídia que apoiaram a iniciativa.

Marcaram presença o secretário de Turismo de Canela, Angelo Sanches; o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu; e Bob Santos, secretário nacional de Integração Interinstitucional do MTur, representando o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro.

Vencedores

Academia – Menção Honrosa: o projeto vencedor foi da Universidade Federal da Paraíba em parceria com Prefeitura Municipal de João Pessoa. Sua ação era de aproveitamento do coco verde em uma estratégia para combater o desperdício de alimentos e incentivo do desenvolvimento sustentável.

Agências de Viagens: o projeto vencedor foi o da Vivalá, com foco no modelo de atuação sustentável através de metodologia própria de mentoria de negócios, que visa desenvolver roteiros turísticos de base comunitária, injetando capital nas economias comunitárias através de serviços locais e cocriando de soluções de negócios para empreendedores das comunidades.

Associados Braztoa: o vencedor da categoria foi a BWT Operadora, com projeto que permite que estrangeiros vivenciem experiências profundas de turismo sustentável, gerando benefícios econômicos e sociais para as localidades, através da criação do selo “Sustainable Tourism” nos roteiros oferecidos pela empresa.

Meios de Hospedagem: o vencedor na categoria foi o ‘Projeto Clara Verde’, do Santa Clara Eco Resort. A ação visa implementar ações contínuas para garantir o turismo sustentável e social em sua programação. O projeto atua em diversas frentes, tanto ecológicas quanto sociais, tendo realizado, por exemplo, um trabalho na recuperação de áreas degradadas por meio do plantio de mil mudas de árvores nativas da região.

Mídia: o vencedor da categoria foi a TV Brasil, com a produção da reportagem “No rastro da poesia, no Caminho de Cora”, que dá visibilidade para o turismo sustentável através do desenvolvimento regional, da integração entre comunidades e visitantes, além da gastronomia, cultura e poesia.

Parceiros do Turismo: o vencedor foi o projeto ‘Modelo de negócio Gastronomia Periférica’, que gera inclusão e oportunidade  através da capacitação gratuita de jovens e adultos da periferia que desejarem atuar no segmento gastronômico.

Estiveram presentes no evento os jurados: Alexandre Garrido, da ABNT; Ariane Janér, da Global Ecotourism Network; Chiara Gadaleta, do Discovery Channel; Fernando Kanni, da Horwath HTL; Helena Costa, da UNB; Ronald Sanabria, da Rainforest Alliance; Jéssica Kobayashi, do Senac;  João Paulo Faria Tasso, da UNB; Elisa Dettoni, da ONU Meio Ambiente; Mariana Aldrigui, da USP; Luiz Oliveira, da Prefeitura de Ilhabela; e Gabrielle Nunes, do MTur.

Destino Anfitrião

A cidade de Canela também foi homenageada no início da premiação com dois troféus, em uma “quebra de protocolo”, de acordo com Nedelciu. A receptividade e sustentabilidade dos anfitriões foram quesitos destaques para o reconhecimento e entrega do prêmio. Em contrapartida, o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, agradeceu a organização do evento e presenteou o presidente da Braztoa com um produto original da cidade.

Menção Honrosa Internacional

Desde 2016, o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade possui a categoria “Menção Honrosa Internacional”, que visa homenagear boas práticas de fora do Brasil que envolvam sustentabilidade, inspirando empresas nacionais a promoverem ações correlatas. Nesta edição 2019/2020, a Emirates foi selecionada para receber esse reconhecimento.

A escolha foi embasada no trabalho que a companhia tem desenvolvido com foco na sustentabilidade, com ações no serviço de bordo e na lavagem da frota, que ocorre sem utilização da água e poupa 11,7 milhões de litros de água por ano, entre outras.

“Temos a certeza de que, com o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, estamos no caminho certo para cumprir nosso objetivo de disseminar novas boas práticas, inspirar a cadeia do turismo a colocar em prática de ações que vão ao encontro do tema mais debatido no mundo atualmente: a sustentabilidade. Hoje é uma noite de pura comemoração”, disse o presidente da Braztoa.

Receba nossas newsletters