Câmbio:

Idiomas:

ILTM promove festa de abertura para celebrar edição de 2025 com mais de 400 marcas; veja fotos

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 05/05/2025 - 19:59

Simon Mayle, diretor de Marketing da International Luxury Travel Market (ILTM) (
Simon Mayle, diretor de Marketing da ILTM (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – Nesta segunda-feira (5), a ILTM (International Luxury Travel Market Latin America) reúne convidados do trade nacional e internacional em São Paulo para celebrar a abertura da edição de 2025. A feira destinada a apresentar as inovações, tendências e principais conversas no segmento do Turismo de Luxo começará oficialmente nesta terça-feira (6), no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera (SP), estendendo-se até a quinta-feira (8), quando ocorrerá a festa de encerramento.

O evento, considerado o principal do turismo de luxo na América Latina, reúne 470 expositores de 56 países e 470 compradores de 13 países da região, com mais de 24 mil reuniões de negócios previamente agendadas. A edição deste ano será marcada pelo maior número de participantes estreantes, que representam 27% do total.

“Mais de 20% dos expositores estão aqui pela primeira vez. Temos representantes da Chequia, Coreia do Sul, Costa Rica e Japão. É um crescimento relevante e que mostra a força da América Latina no mercado global de alto padrão”, afirmou Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.

Entre os novos expositores estão Bahamas, Air France, Costa Rica e Egito. A presença do destino caribenho reflete a estratégia de ampliar sua participação em roteiros de alto padrão, especialmente os que incluem cruzeiros marítimos partindo da Flórida.

Portugal será o país com a maior presença institucional no evento, com 27 expositores em seu estande. A delegação lusa apresentará a nova campanha “Portugal é arte”, que busca ampliar a percepção sobre o destino por meio de experiências culturais, gastronômicas e esportivas. Estão representadas regiões como Madeira, Alentejo, Algarve, Lisboa e Porto.

“Nesse contexto, o luxo vai além do conceito de ‘feito à mão’ e coloca os agentes de viagem no centro, como verdadeiros artesãos da experiência, construindo roteiros personalizados com a mesma dedicação de quem tece uma renda”, disse Mayle. Segundo ele, a alta taxa de satisfação registrada em 2024 guiou as mudanças implementadas nesta edição. “Tivemos um NPS altíssimo. A gente só precisava evoluir algumas coisas.”

Entre as novidades estão o novo layout e o ajuste no calendário. “Mudamos o evento de terça a sexta para segunda a quinta porque queremos que os visitantes internacionais possam ficar até a festa final. Sexta-feira é dia de voltar para casa, estar com a família”, explicou.

A organização também reformulou o espaço da Bienal para valorizar áreas antes subutilizada, visto que os expositores ficarão no segundo andar. “Esse espaço inferior era pouco explorado. Agora tem restaurante, centro de mídia, área de coquetel”.

Turismo em alta

viagem negocios ILTM promove festa de abertura para celebrar edição de 2025 com mais de 400 marcas; veja fotos
Viagens acima de US$ 50 mil aumentaram 57%, enquanto cruzeiros de luxo e safáris registraram crescimento de 64% e 48%, respectivamente (Reprodução/ShutterStock)

Os números refletem um momento de crescimento global no segmento. De acordo com a Virtuoso, rede especializada em turismo de luxo, as vendas do setor cresceram 25% em 2024. Em relação ao período pré-pandemia, a alta é de 239%.

Viagens acima de US$ 50 mil aumentaram 57%, enquanto cruzeiros de luxo e safáris registraram crescimento de 64% e 48%, respectivamente. Segundo dados da própria ILTM, os viajantes brasileiros de alto padrão têm renda mensal entre R$ 30 mil e R$ 50 mil. Em média, fazem de duas a cinco viagens nacionais e de uma a três internacionais por ano.

A ILTM organiza um total de cinco eventos anuais em distintos continentes. Após a abertura do calendário na Cidade do Cabo, África do Sul, São Paulo sedia a segunda parada da série global. As próximas edições estão marcadas para acontecer em Cingapura (de 30 de junho a 3 de julho), nas Bahamas (de 6 a 9 de outubro) e em Cannes, na França (entre 1º e 4 de dezembro).

GALERIA: