Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

MTur lança “Passaporte Verde” no Rio de Janeiro

Gastão Vieira, Achim Steiner, Izabella Teixeira, Carlos Minc e Pedro Guimarães

Gastão Vieira, Achim Steiner, Izabella Teixeira, Carlos Minc e Pedro Guimarães


O ministro do Turismo, Gastão Vieira, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA),Achim Steiner, estiveram presentes hoje, (02/06), no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, para o lançamento do “Passaporte Verde: Turismo Sustentável por um Planeta Vivo”, programa global que pretende incentivar o comportamento sustentável do turista em viagens de lazer. Também compareceram o secretário estadual de meio ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc e o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães.

O projeto ainda conta com a participação de mais 20 países e o Brasil foi escolhido para sediar o plano-piloto na cidade de Paraty (RJ), onde já se iniciaram ações de promoção para um turismo sustentável com o trade local, começando pela gastronomia, onde os restaurantes serão incentivados a adquirirem produtos da agricultura familiar, da produção rural e pesca artesanal.

Divulgação e novos investimentos

Para atingir o turista estrangeiro e brasileiro, a campanha será divulgada através de vídeos educativos, peças para TV e rádio, fanpage na internet, guias educativos, além do site oficial que entrou no ar na ocasião do lançamento do projeto. Segundo Steiner, a cada ano, 900 milhões de pessoas viajam pelo mundo, causando muito impacto ambiental, por isso, “a campanha pretende facilitar informações ao turista, para que ele faça escolhas mais conscientes”, explicou. Steiner também agradeceu o suporte do governo brasileiro e acredita no surgimento de uma nova economia. “Temos uma perspectiva de uma economia mais verde, inclusiva e sustentável”, finalizou.

Minc anunciou que a meta da secretaria é a criação de uma UPP ambiental nos parques estaduais, além de aumentar em quatro vezes o número de visitantes nesses locais. “Precisamos criar mais parques estaduais e reforçar a segurança, além de criar centros de visitantes, de pesquisadores, festivais de inverno e verão para atrair o turista”, pontuou. O secretário também comunicou o investimento de cerca de R$ 40 milhões para solucionar problemas de saneamento em Paraty. “Queremos que Paraty seja um modelo de patrimônio cultural, arquitetônico e histórico”, concluiu.

Redução de custos para hotéis e Casarão da Bossa Nova

Para o secretário municipal de Turismo, Pedro Guimarães, “o Rio de Janeiro está pronto para receber grandes eventos como a Rio + 20”, celebrou. De acordo com Gastão Vieira, o Ministério do Turismo pretende conseguir financiamento do Prodetur para obras de saneamento em diversos destinos com grande fluxo de visitantes. Além disso, o ministro informou que o Passaporte Verde estará em aeronaves e centros de informações. “O MTur vai massificar essa campanha”. Vieira também comunicou que vai discutir com o Ministério de Minas e Energia a redução dos custos nos hotéis. “Atualmente os hoteleiros pagam como industriais. Vamos tentar reduzir o custo e, quem sabe, substituir por energias alternativas”, disse.

Cerca de 100 mil exemplares do passaporte serão distribuídos e, segundo Vieira, sugestões de roteiros sustentáveis serão divulgados em 65 destinos no Brasil e mais outras dez cidades que não serão sedes da Copa 2014. “Diversos estabelecimentos serão cadastrados e sugeridos para o turista”, informou. O ministro destacou outros destinos importantes a serem incluídos como o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, a Serra da Capivara, os Lençóis Maranhenses, a cidade de Bonito e a Chapada dos Guimarães. Ainda declarou que deseja criar, no Rio de Janeiro, o “Casarão da Bossa Nova”, para estabelecer uma marca na cidade. Segundo a ministra Izabella Teixeira, o projeto é amplo. “Sustentabilidade não é uma agenda de ambientalistas, é uma agenda do Brasil”, finalizou.

Mais informações:
www.passaporteverde.gov.br
www.facebook.com/passaporteverde

Larissa D`Almeida

Receba nossas newsletters