Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos

Parintins recebe 70 mil turistas para festa do boi (veja fotos)

.

.

A maior festa regional do país atraiu 70 mil turistas a Parintins; cidade amazonense distante cerca de 300 quilômetros de Manaus; neste final de semana. Durante os três dias; turistas do próprio estado e de outros do Brasil; além de estrangeiros; puderam conhecer o Festival de Parintins: “Nosso principal público continua sendo o manauara; mas temos notado um fluxo grande de paraense e paulista; prova disso é o fretamento da Gol para a cidade no período da festa”; comemorou Francisco Alves; responsável pelas estatísticas da AmazonasTur.

O governo do estado está preparando um estudo que apontará o quanto a economia local é movimentada; mas levando-se em conta a força dos patrocinadores (Coca Cola; Nestlê; Kaiser; entre outros); a expectativa por parte do governo é grande:

“O Festival de Parintins é de responsabilidade da Secretaria de Cultura; mas todo o estado se mobiliza para o evento. Neste ano o governo deslocou 700 policiais da capital para Parintins; assim como boa parte da infraestrutura da saúde. Esse é o principal evento para o Amazonas”; afirmou Roselene Medeiros; diretora de Marketing da AmazonasTur.

O órgão; em parceria com o Ministério do Turismo e Embratur; trouxe para o Festival cerca de 25 operadores e jornalistas estrangeiros para conhecer o evento. Esta prática vem sendo feita desde 2003 e já tem gerado resultados: “Há um aumento significativo; temos notado a cada ano a presença de mais estrangeiros”; destacou Roselene; lembrando que os americanos; seguidos por Alemanha; França; Itália; China e Japão são os principais emissores de turistas.

O Festival de Parintins é uma tradição do Boi Bumbá; originário do Bumba Meu Boi nordestino. Este; aliás; foi o tema deste ano do Garantido (boi vermelho); que homenageou os nordestinos que levaram a tradição à região Norte; com destaque para Lindolfo Monte Verde; o responsável por essa transição. Já o Caprichoso (boi azul) levou ao bumbódromo as lendas da Amazônia; entre elas o do boto cor de rosa que engravida a jovem solteira.

Números não oficiais apontam que por dia 30 mil pessoas passaram pelo bumbódromo; além de dez mil profissionais trabalhando diretamente pelo evento.

Festa de Parintins chega a sua 45a edição

Receba nossas newsletters