Em resposta as recentes polemicas, o Hurb anunciou – através do seu blog oficial, um plano de ação detalhado em colaboração com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A empresa está negociando um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para resolver as questões relacionadas ao não cumprimento de serviços adquiridos na plataforma. O TAC, que está em fase final de ajustes e será assinado em breve, visa restaurar a confiança dos clientes e parceiros ao oferecer compensações justas e transparentes.
A proposta inclui a criação de uma nova plataforma digital para que os consumidores escolham entre crédito para futuras viagens ou ressarcimento corrigido pelo IPCA, além de um bônus adicional para quem optar pelo crédito.
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O acordo terá vigência de cinco anos e cobrirá todos os clientes afetados que compraram pacotes entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023. A Senacon será responsável pelo monitoramento do cumprimento do TAC e o Hurb está comprometido em assegurar uma comunicação clara com os consumidores.
Além do TAC, a empresa está avançando com um projeto de mediação coletiva aprovado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e está colaborando com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para melhorar a mediação e estreitar o relacionamento com os clientes. O Hurb reforça seu compromisso em resolver as questões de forma transparente e garantir a prevenção de problemas futuros.
Confira a nota completa do Hurb:
“Sabemos que desafios fazem parte do negócio. E aqui no Hurb não é diferente. Vivemos momentos de turbulência, mas seguimos trabalhando em força-tarefa em prol da normalização das operações e retomada do negócio. Entre as iniciativas que visam, entre outros pontos, o resgate da confiança dos viajantes e parceiros, está a negociação com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Ela busca desenvolver um plano de ação que contemple os clientes impactados pelo não cumprimento de serviços adquiridos na plataforma.
A fim de alcançar uma solução, foi proposto um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) – um acordo formal que estabelece as responsabilidades da empresa perante os consumidores e as autoridades. A Senacon já sinalizou interesse em seguir com o TAC, que está em fase de ajustes finais e será assinado em breve. Portanto, o principal objetivo do acordo é garantir assistência a todos os clientes afetados que estejam dentro do lapso temporal estabelecido pela Senacon, de forma justa e transparente.
O que o TAC promete?
O TAC inclui diversas medidas para assegurar que os consumidores recebam devidamente sua compensação. Entre as principais, destacam-se:
– Criação de uma plataforma digital: lançamento de um sistema online, no qual os consumidores poderão escolher entre crédito de viagem para utilização em viagens futuras ou ressarcimento ao valor pago pelo pacote corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA). Lembrando que, para aqueles que optarem por crédito, a Hurb oferecerá um bônus adicional. Essa plataforma é uma novidade na gestão do caso e a Senacon ficará responsável por seu monitoramento.
– Vigência de 5 anos: o TAC terá uma validade de cinco anos e abrangerá todos os consumidores que adquiriram pacotes entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de maio de 2023 e que, por algum motivo, não tiveram seu contrato cumprido.
Monitoramento e consequências
O acordo prevê ainda que a comunicação com os clientes seja clara e abrangente, garantindo que todos estejam cientes das opções disponíveis. A Senacon monitorará rigorosamente o cumprimento dele, estando a empresa sujeita a sanções severas, incluindo a retomada de processos administrativos e multas.
Outras resoluções: para além do TAC
Em junho deste ano, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) aprovou o projeto de mediação coletiva, uma proposta da empresa para dar seguimento às negociações com seus públicos. Com a validação do TJ-RJ, a empresa se junta à Fundação Getúlio Vargas (FGV) – sua parceira na mediação – para somar a experiência da instituição, e ainda reforçar aos clientes a credibilidade do projeto.
Por meio da proposta, a companhia reafirma ainda o seu compromisso em estreitar o relacionamento com os viajantes. Assim, visa desenhar estratégias que contemplem a todos os clientes elegíveis. Para personalizar a plataforma e alinhar as regras da mediação, os times responsáveis estão em constantes reuniões com a FGV.
Embora o momento atravessado tenha causado preocupação entre os consumidores, o TAC, além da Mediação Coletiva, estão moldando o caminho para a resolução dessas questões. Ou seja, trata-se de uma abordagem adotada para resolver os problemas, ratificando esse momento de reestruturação da empresa
Por fim, o Hurb reforça que está sempre em busca de iniciativas para a reconquista dos consumidores e parceiros. E, similarmente, de garantir que situações semelhantes não ocorram no futuro. A empresa está comprometida a resolver as questões de maneira transparente e justa, trabalhando em conjunto com as autoridades para que todos os clientes sejam devidamente atendidos”.