Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Manchete / Política

“Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar que nunca estiveram”, afirma Bruno Reis

Bruno Reis gerente de Mercados Feiras e Eventos Internacionais da Embratur 1 e1721214745220 "Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar que nunca estiveram", afirma Bruno Reis

Bruno Reis, que assumiu o cargo de diretor de Marketing da Embratur neste dia 17 de julho, comentou o novo momento da agência (Eric Ribeiro/M&E)

Em uma entrevista especial ao Mercado&Eventos, o gerente de Mercados, Feiras e Eventos Internacionais da Embratur – e agora também o mais novo diretor de Marketing da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Bruno Reis falou sobre as expectativas à frente do novo cargo, os bons resultados da Embratur até agora e como fica a nova configuração da equipe.

Nesta segunda-feira (15), Monica Samia – até então gerente de Experiências e Competitividade Internacional da Embratur, anunciou a sua saída do cargo. Na quarta-feira (17), foi a vez de Jaqueline Gil deixar o cargo de diretora de Sustentabilidade, Negócios e Marketing Internacional – que agora passa a ser ocupado por Bruno.

Segundo Reis, um redesenho da estrutura deve ser apresentado em breve, mas o planejamento para este ano segue o mesmo. “Durante este período da transição vou acumular as duas funções, mas a ideia é avançar com alguns termos para reorganizar as estruturas mais para frente. A equipe técnica e qualificada que montamos não muda e a nossa estratégia para o segundo semestre continua. O calendário de 2024 – como anunciamos no Fornatur, segue posto. Já temos nossas ações programadas, com parceiros estratégicos como o Sebrae, então não devemos mexer em muita coisa”, explicou Bruno.

De acordo com o profissional, os objetivos da sua gestão são: Trazer uma comunicação mais voltada para negócios e elevar o padrão de qualidade de entrega dessa ações para os próximos anos. “Fizemos muitas alterações na parte de feiras e mercados e queremos espelhar isso para o resto da agência. Desde o inicio da gestão, a gente utilizou muito da inteligência de dados para tomar decisões e acredito que isso tenha sido um grande acerto da equipe liderada pelo Marcelo”, afirmou.

“Temos um desafio, principalmente para o próximo ano, de se aproximar do trade”

Contudo, há desafios a serem superados pela frente. “Temos um desafio, principalmente para o próximo ano, de se aproximar do trade nacional, para criar mais sinergia com os destinos, companhias aéreas, operadoras, hotéis e todo o setor. Queremos estudar melhor como nos aproximarmos, para realizarmos essa promoção do Brasil lá fora, de forma conjunta”, disse Reis.

Reuniao do Fornatur e1721215956501 "Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar que nunca estiveram", afirma Bruno Reis

Agência quer utilizar das reuniões do Fornatur para se aproximar ainda mais dos destinos, segundo Reis (Eric Ribeiro/M&E)

Questionado pelo M&E sobre como seria feita essa aproximação, Bruno afirmou que: “a ideia é pensar em: ao invés de complicar, como podemos trabalhar juntos? Precisamos chegar mais preparados também, ter este desenho de planejamento para apresentar aos parceiros. Quero aumentar o nível de colaboração e envolvê-los na estratégia. Esse é o nosso dever de casa”.

“Ao invés de complicar, como podemos trabalhar juntos? Esse é o nosso dever de casa”

O diretor, inclusive, revelou que deve aproveitar a próxima reunião do Fornatur, durante o Salão do Turismo – que acontece entre 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro, para iniciar estas tratativas.

Expectativa é de crescimento na Embratur – e momento é de colher resultados das boas escolhas!

Sobre as expectativas para este ano de 2024 e o futuro da agência, Reis acredita que a atual equipe tem condição de levar a Embratur a um outro patamar. “Temos acertado muito. A gente tem colhido frutos do trabalho desta gestão continuada. Estamos crescendo a cada mês e conquistando os resultados que queríamos”, disse.

Bruno destacou ainda algumas conquistas e acertos da Embratur neste ano. O executivo começou ressaltando o grande sucesso do PATI – Programa de Aceleração do Turismo Internacional, uma iniciativa inédita, fruto da parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur) e de Portos e Aeroportos (MPor), com a Embratur.  Os primeiros contratos aumentaram a malha aérea do país em mais de 70 mil assentos em voos estrangeiros para o Brasil, sendo 3,2 mil novos assentos por semana, estimando 21 mil visitantes a mais no Brasil, o que gera uma receita adicional de 25 milhões de dólares. De janeiro a junho, o Brasil cresceu 18% em assentos aéreos em comparação a 2023, de acordo com o executivo.

“A gente criou esse programa nesta gestão, voltado para as aéreas e aeroportos. É uma iniciativa que nunca existiu e que financia o incremento de assento e malha aérea no Brasil. Queremos que o programa continue crescendo no próximo semestre e no próximo ano, porque acreditamos que foi um projeto muito assertivo e vamos nos aproximar das companhias utilizando desta ferramenta”, explicou.

rio de janeiro 1963744 1280 e1721215937343 "Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar que nunca estiveram", afirma Bruno Reis

Aumento na chegada de turistas estrangeiros em 2024 apontam que Embratur está no caminho certo (Unsplash)

A chegada de turista internacionais do país também despontou em 2024.  De janeiro a maio deste ano, o Brasil recebeu 3.264.765 de turistas internacionais. O número no acumulado dos cinco primeiros meses cresceu 8,6% em comparação com os primeiros cinco meses de 2023 e o desempenho é o terceiro melhor da série histórica, iniciada em 1995, atrás apenas de 2017, com 3,3 milhões, e 2018, com 3,4 milhões.

As chegadas representam ainda um crescimento de 4,3% em relação ao mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, quando o registro de visitantes estrangeiros foi de 3.131.108. Para Reis, isso é resultado de uma escolha assertiva do trabalho nos mercados internacionais, com boas decisões tomadas sobre ‘quais feiras e eventos participar, em quais mercados alvos investir mais esforços, quais presstrips realizar’, através da inteligência de dados.

“Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar em que nunca estiveram”

“Nossa gestão técnica tem dado muito certo e nosso rumo de ações também. De fato, a Embratur consegue visualizar os resultados sendo colhidos por essa decisão que foi feita lá atrás, de montar uma equipe técnica, que se baseia em dados. Com certeza o Brasil ter voltado a este radar no internacional, as parcerias terem sido retomadas e com a recuperação da marca Brasil contribuíram muito para isso também. Isso traz impactos positivos em curto prazo. Se até o momento já colhemos estes frutos, até o final do ano a gente vai crescer e temos tudo para colocar a Embratur – e o Turismo do Brasil, em um patamar que nunca estiveram”, revelou.

Empolgação para o novo desafio

Bruno Reis da Embratur e1721215920918 "Temos tudo para colocar a Embratur e o Turismo do Brasil em um patamar que nunca estiveram", afirma Bruno Reis

Bruno Reis se diz um ‘apaixonado’ pelo Brasil e pelo Turismo e levará isso como seu grande diferencial à frente do novo cargo (Ana Azevedo/M&E)

O novo diretor revelou ainda ao M&E, que está muito empolgado com este novo momento em sua carreira. Em uma trajetória de sucesso, Bruno foi de estagiário a diretor da Embratur em menos de duas décadas.

Para Bruno, o grande diferencial que ele trará a equipe, à frente deste novo cargo, é ser um ‘apaixonado pelo Brasil e pelo Turismo’.
“Só cheguei onde cheguei porque foram me dadas muitas oportunidades, em inúmeras ocasiões e tive bons mentores. Estou muito feliz e empolgado para entregar este trabalho tão importante que o país precisa”, finalizou.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.