Nesta quinta-feira (08), os ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Paulo Pimenta, responsável pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, anunciaram que o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), retomará os voos comerciais em 21 de outubro. A venda de passagens aéreas para e a partir da capital gaúcha foi liberada hoje (09). O M&E entrou em contato com as três principais companhias aéreas do país para saber o que eles retomam neste primeiro momento. Veja o posicionamento da Gol, Azul e Latam abaixo.
Gol
De acordo com a Gol, as vendas ainda não subiram, mas estão em processo nos canais oficiais. Após a autorização dos órgãos oficiais para a volta dos pousos e decolagens, a Companhia terá oferta inicial, entre 21 e 26 de outubro, de 20 voos diários (chegadas e partidas) entre Porto Alegre e Congonhas (CGH), Galeão (GIG) e Guarulhos (GRU). Posteriormente, as ofertas serão maiores.
Azul
A partir de 21 de outubro, a Azul volta a operar com pico de 60 movimentos diários (pousos e decolagens). A aérea também anunciou que passa a conectar novamente Porto Alegre com as cidades de Campinas (SP), Curitiba (PR), Belo Horizonte (Confins-MG), Congonhas e Guarulhos (SP), Galeão (RJ), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. As operações serão realizadas, em sua maioria, em jatos A320, com capacidade para transportar até 174 clientes.
Latam
Em resposta ao M&E, a Latam afirmou que anunciará em breve o seu cronograma de retomada dos voos em Porto Alegre. No site oficial da companhia, ainda não é possível encontrar passagens para o destino.