Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Fotos

​Abav e Abracorp homenageiam Valdir Simão e buscam desoneração (fotos)

Carlos Alberto Ferreira, Juarez Cintra, Antonio Azevedo, Valdir Simão, Eloi Oliveira e Edmar Bull, da Abracorp

Carlos Alberto Ferreira, Juarez Cintra, Antonio Azevedo, Valdir Simão, Eloi Oliveira e Edmar Bull, da Abracorp

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav Nacional) e a Associação Brasileira  de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) estão dispostas a estreitar o diálogo com o Ministério do Turismo (MTur). As duas entidades promoveram nesta quarta-feira (29/08) na capital paulista um jantar em homenagem ao secretário executivo do MTur, Valdir Simão. O profissional vem se mostrando, segundo Antônio Azevedo, presidente da Abav Nacional, bem receptivo as reivindicações do setor. “Observamos que com o Valdir Simão temos as portas abertas em Brasília. Ele encaminha nossos problemas e vem buscando soluções”, declarou Azevedo, ao MERCADO&EVENTOS.

O dirigente destaca que a desoneração fiscal para as agências de viagens é vital. “Se por um lado, as pequenas agências deveriam ter o direito a essa política para obter mais rentabilidade; por outro, as empresas associadas a Abracorp teriam condições de aumentar sua competitividade se beneficiadas por essa medida”, apontou Azevedo.  Para  ele, essa série de mudanças  tributárias também iriam equilibar os incentivos fiscais para o segmento de incoming. “Além de proporcionar divisas ao país, o receptivo internacional teria os mesmos benefícios que empresas exportadoras”, justificou.

O MTur, por sua vez, entende que  atividade econômica do turismo precisa ser desonerada. A conquista desse benefício pela hotelaria brasileira deve, de acordo com Valdir Simão, servir de exemplo para destravar outros setores turísticos.  “Só poderemos elevar nossa competitividade via uma diminuição de preços”, reforçou Simão, lembrando que a desoneração impacta diretamente a arrecadação. Ao inclui setores importantes nesse pleito, a atividade do turismo garante, segundo Simão, uma posição de prestígio no âmbito econômico nacional.

Em nome do ministério, o secretário enfatizou a missão do órgão é contribuir para estruturar e qualificar os serviços turísticos. “Não cabe mais se ter uma visão romântica do setor. O turismo precisa ser entendido como um negócio”, completou Simão. Diante desse cenário, a Abav Nacional busca, em parceria com o  MTur, desenvolver um programa de reciclagem e de capacitação para os profissionais da área de receptivo no Brasil. Outro projeto em andamento é uma possível realização do Salão do Turismo em conjunto com a Feira da Abav para os próximos anos. “Há, inclusive, um grupo no Ministério estudando essa proposta”, adiantou Antônio Azevedo.

Programas
– O secretário executivo aproveitou a homenagem para confirmar que o MTur retomará as atividades do programa Viaja Mais-Melhor Idade. Além disso, um novo projeto está sendo desenvolvido para estimular as viagens entre os trabalhadores brasileiros. O programa será realizado em parceria com o Ministério do Trabalho e a ideia, segundo Valdir Simão, é converter recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) em viagens durante o período e férias. “Estaríamos incentivando mais brasileiros a viajar e ao mesmo tempo impactando positivamente para diminuir a sazonalidade dos hotéis. Nesse ciclo, todo mundo sairá ganhando”, explicou Simão.

Clique no ícone acima e confira as fotos da homenagem.

Leila Melo

Receba nossas newsletters