LISBOA – A Abav Expo 2025, uma das principais feiras do setor de turismo no Brasil, será realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 12 de outubro com a expectativa de um crescimento de 30% em relação à edição de 2023, que também ocorreu na capital fluminense.
Com 68% da planta já vendida em fevereiro, a organização considera a reserva de um segundo pavilhão para atender à alta demanda. A previsão é de um público entre 40 mil e 45 mil visitantes, número que depende do fechamento de contratos com investidores públicos até maio.
“Estamos projetando um evento ainda maior, com grande procura por expositores. A Abav Expo é uma vitrine do turismo nacional e internacional, e o Rio de Janeiro é um destino estratégico para fortalecer o setor”, afirmou Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional em entrevista ao MERCADO & EVENTOS.
- Abav Nacional busca inovações na ITB para aprimorar a Expo 2025 e compartilha expectativas para edição no Rio
- Ministro do Turismo assina documento que pede a entrada da Abav Nacional na ONU Turismo
- Abav Expo 2025 firma parceria com Fecomércio RJ e anuncia próximas edições da feira no Rio de Janeiro
O impacto do evento na economia local é significativo, movimentando desde hotéis e restaurantes até o comércio informal. No entanto, Medeiros alerta que o sucesso do turismo depende de investimentos em infraestrutura, segurança e mobilidade urbana.
“O turismo aquece a economia de forma limpa e responsável, mas precisamos garantir uma experiência positiva ao visitante, por isso, um dos meus papéis enquanto presidente da Abav é dialogar com o governo federal e os estados para conscientizá-los sobre a importância desses investimentos”, explicou.
Abav na BTL 2025
Durante a Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), realizada em Portugal, entre os dias 12 a 16 de março na FIL, a Abav Nacional buscou ampliar parcerias e atrair novos investidores para a Abav Expo. A presença brasileira foi destacada com o estande da Embratur e a participação de diversos estados.
“Estou muito feliz com a presença do Brasil aqui. A feira está extremamente profissional e bem movimentada, o que reforça o potencial do nosso turismo internacional”, disse Medeiros.
- 10 fatos que você precisa saber sobre a BTL 2025
- BTL 2025 lança nova campanha de comunicação
- BTL tem início nesta quarta-feira (12) com expectativa de mais de 79 mil participantes
Segundo Ana, a Abav Nacional tem três objetivos principais na BTL: fortalecer o associativismo, valorizar o agente de viagem e promover a Abav Expo. “Viemos realizar reuniões, buscar novos expositores e oferecer suporte para que nossos agentes de viagem façam negociações diretas com o público”, afirmou a presidente.
Busca pelo reconhecimento internacional
Com o retorno positivo da Missão Comercial Abav realizada durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), na Espanha, que ocorreu entre os dias 22 a 26 de janeiro, no Ifema, a entidade já planeja ampliar a presença da ação em eventos que estão previstas para acontecer, como a WTM Londres, em novembro. Vale apontar, que uma avaliação sobre o impacto e benefícios da iniciativa está sendo avaliada.
“Na Espanha, utilizamos uma sala de reuniões, o que facilitou as negociações. Agora, estamos avaliando se manteremos esse modelo ou se teremos um estande fixo. A ideia é dobrar o número de agentes de viagem, passando de 10 para 20. Recebemos um feedback muito positivo e tivemos muita procura, mas ainda estamos estudando como melhorar e o que deu certo, para continuar no caminho certo”, adiantou Medeiros.
A presidente disse ainda, que a experiência adquirida nas feiras internacionais terá impacto direto na melhoria da Abav Expo 2025. “A participação em eventos como a BTL e a WTM Londres nos permite atrair novos expositores, entender as demandas do mercado e fortalecer o turismo brasileiro. É um aprendizado constante que contribui para a excelência da nossa feira”, concluiu a presidente da Abav Nacional.
* O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.