Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Abav-SP | Aviesp: agenciamento de viagens segue aquecido, mas falta mão de obra

Juliana Assumpcao e Fernando Santos da Abav 2 Abav-SP | Aviesp: agenciamento de viagens segue aquecido, mas falta mão de obra

Juliana Assumpção e Fernando Santos, da Abav-SP | Aviesp (Ana Azevedo/M&E)

CAMPINAS – A “retomada” já ficou para trás. As agências de viagens do Estado de São Paulo hoje já passam pelo processo de consolidação, em meio a um mercado bem aquecido. Na famosa “pesquisa offline”, a Abav-SP | Aviesp constata um crescimento sólido em diferentes partes do estado. Apesar disso, alguns desafios ainda pairam sobre o agenciamento em São Paulo, um deles que provém de uma grave consequência da pandemia: a evasão de mão de obra.

“Passamos pela retomada e agora estamos no processo de consolidação pós-pandemia. O mercado segue bem aquecido em todo o estado, mas as vendas hoje estão mais trabalhosas. Isto porque o consumidor está mais exigente e ciente do que quer comprar, exigindo ainda mais o trabalho do agente de viagens. Mas, o gargalo que estamos encontrando mesmo é a falta de mão de obra no nosso mercado”, destacou Fernando Santos, presidente da Abav-SP | Aviesp.

“O mercado segue bem aquecido em todo o estado, mas o gargalo que estamos encontrando é a falta de mão de obra no geral”

É dessa necessidade que surgiu o projeto “Construindo o Futuro”, lançado nesta semana, que tem como objetivo conectar as agências de viagens associadas aos estudantes de graduação em turismo, proporcionando capacitação, vivência prática e oportunidades de emprego no setor. “As agências perderam colaboradores pelo momento que viviam, mas agora têm estudantes querendo entrar no setor, embora sem qualificação”, disse Juliana Assumpção, diretora de Negócios da associação.

A ideia é deixar um legado para o mercado. “Já temos um projeto piloto de 8 estudantes de graduação em Turismo, que farão uma imersão com nossos associados que, por sua vez, prontamente compraram a ideia. Queremos trabalhar desde o atendimento até escrita, com aulas de aéreo, hotelaria, de hospedagem, de operação…Traremos os líderes das agências associadas para capacitar os estudantes”, completou a executiva da Abav-SP | Aviesp.

“É um projeto que começa pequeno, mas vamos buscar outros parceiros para chegarmos a todo o Estado de São Paulo”

O processo de seleção e contratação acontecerá logo depois. Haverá um dia para empresas e estudantes se encontrarem. “É um projeto que começa pequeno, mas vamos buscar outros parceiros para chegarmos a todo o Estado de São Paulo”, completou ela.

MEETING – A segunda edição do Abav Meeting SP está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro, no Intercity Paulista. O espaço será maior, com mais palestras, como um evento que “veio para ficar”. Será um evento com debates, palestras e muito conteúdo para os agentes de viagens. E Fernando confirmou a presença da apresentadora de Economia da BandNews TV, Juliana Rosa, que destacará as previsões e cenários para 2024.

COMITÊ DE TECNOLOGIA – Em dezembro do ano passado, a Abav-SP | Aviesp anunciou a criação dos comitês de tecnologia, hotelaria e companhias aéreas. No caso da Tecnologia, que já teve até a primeira reunião, Fernando Santos afirma que tudo vai muito bem. “Começamos com um trabalho focado no NDC, pessoal está engajado e caminhando bastante, focado na integração dos sistemas. Temos uma reunião no dia 6 de julho e teremos ainda um painel no meeting entregando um trabalho maior sobre toda a integração com as aéreas nesta virada do NDC”, finalizou o presidente da associação.

Receba nossas newsletters