Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Aviação

Abracorp registra crescimento de 15,7% nas vendas de aéreo em 2018

gollatam

Gol e Latam lideram os segmentos aéreo nacional e internacional, respectivamente

A pesquisa de vendas realizada por meio do BI (Business Intelligence) Abracorp, entre janeiro e dezembro de 2018, comparou os resultados do ano anterior e totaliza as transações feitas pelas associadas da entidade. Entre os indicadores analisados, o setor aéreo nacional e internacional tiveram recuperação, o que aponta uma perspectiva positiva de fortalecimento da indústria de viagens corporativas.

O aéreo nacional faturou R$ 4.012.786.715 em 2018, 15,4% de crescimento. A Gol liderou o segmento na venda de bilhetes (1.784.299 em 2017 contra 1.987.472 em 2018 ou +11,4%); e no volume de vendas R$ 1.322.376.616, crescimento de 20,29%. A Azul cresceu 7,4% na venda de bilhetes (+22,6%) e passou de R$ 1.016.636.804 para 1.246.070.035; já a Latam, vendeu menos bilhetes no comparativo (-2,7%), recuando de 1.655.121 para 1.609.714 unidades, cresceu 5,5% nas vendas do aéreo nacional – foi de R$ 989.683.918 para R$ 1.044.097.219. A Avianca sofreu retração na venda de bilhetes (-2,6%), mas, no faturamento, subiu 9,4% para 376.846.034.

imagem_release_1615672

O aéreo nacional faturou R$ 4.012.786.715 em 2018, 15,4% de crescimento

A Azul registrou a tarifa média mais elevada – R$ 799, no aéreo nacional, seguida por MAP – R$ 706; Gol – R$ 665; Passaredo – R$ 660; Latam – R$ 648; e Avianca – R$ 533. A tarifa média Abracorp ficou em R$ 680, contra R$ 602 de 2017.

INTERNACIONAL

Os números gerais mostram crescimento de 8,7% na venda de bilhetes e de 6,6% no resultado financeiro. Liderança da Latam com aumento de 27,1% na venda de bilhetes e de 5,5% no faturamento. A American Airlines recuou -0,2% em bilhetes vendidos, mas cresceu 5,0% no resultado financeiro. A Air France/KLM vem em 3º lugar e evoluiu 2,2% na venda de bilhetes e 6,0% no faturamento, seguida pela United, com +6,3% em bilhetes vendidos e salto de 15,9% no resultado das transações.

MARKETSHARE

No aéreo nacional, em bilhetes vendidos, liderança da Gol (33,7%); seguida pela Latam (27,3%); Azul (26,4%) e Avianca (11,9%). Nas vendas, a Gol também lidera, com 32,9% do total. A Azul vem em 2º lugar, com 31%, seguida pela Latam (26,2%) e Avianca (9,3%).

No internacional, a Latam lidera o market share das vendas, com 17,70%, seguida por American Airlines (12,9%), Air France/KLM (9,4%) e United (8,8%). Considerando os 7,7% da Lufthansa/Swiss, as cinco perfazem quase 60% do total.