Durante a Festuris, que acontece na cidade de Gramado (RS), o M&E conversou com o diretor comercial, André Bernardes, e também com o diretor de produtos da Abreu, Felipe Cuadrado, que deram um panorama da operadora neste ano, assim como as novidades para 2025.
O ano de 2024 para a Abreu tem sido de superação de metas, não só na Europa, que é seu principal foco, mas em outros produtos como Estados Unidos e América do Sul, além de Turquia e Marrocos. A expectativa é de encerrar o ano com um crescimento entre 20 e 25%.
A agência já está trabalhando focada em 2025 com muitas promoções e muitas novidades, inclusive pela celebração de 185 anos de empresa. “Apostamos forte no nosso produto de Turquia, entrando com uma série de bloqueios no primeiro semestre. Já vendemos praticamente todos e já estamos apostando no segundo semestre com esses bloqueios também”, disse André, que ainda enfatizou um aumento de 20% para o destino no ano que vem. Além disso, a Abreu também fará muitas ações junto aos agentes de viagens, como famtrips, participações em feiras no Brasil inteiro e parcerias com fornececedores.
“Com Amigos”
O foco na América do Sul ao longo de 2024 também traz um diferencial de mercado, principalmente com o produto “Com Amigos”, que é um pacote mais completo de experiência para o cliente, com saídas do Rio, BH, Brasília e São Paulo para o Peru. Atualmente a Abreu está abrindo saídas Colômbia e Montevidéu. “Essa formatação de grupos com maior número de experiências e um número menor de participantes começa a ser cada vez mais forte na América do Sul”, explicou Cuadrado. A diferença da Abreu é sempre focar os roteiros fora da Europa com o mesmo DNA, com o guia falando sempre português, um ônibus só com brasileiros, hotéis sempre centrais e bem localizados.
Epic Universe
A inauguração do Epic Universe, em Orlando, já é uma chamada muito forte para a operadora. “Ter um parque novo em Orlando, vai trazer uma nova dimensão ainda maior para o destino. O cliente que já conhece vai querer voltar a conhecer, é uma novidade, então isso ajuda”, complementou.
Motorhome
A Abreu tem reforçado roteiros complexos com motorhome, um produto diferente para o mercado, que o brasileiro não está acostumado. “Passamos a abrir circuitos com maior tempo de permanência no Alaska, fazer rota da música, desenvolver produtos de Texas, de Kentucky, coisas que são diferenciadas, além de formatar uma parceria com o Brand USA”, disse Cuadrado. A ideia da operadora foi fomentar muitos destinos fora dos destinos que já se vende normalmente: “Então esses novos destinos começam a ter um interesse muito grande do consumidor.”
Desafios
O produto Brasil é muito importante na Abreu. O período de chuvas no Rio Grande do Sul, que culminou em uma grande tragédia, foi um dos grandes desafios enfrentados pela operadora em 2024. Com o fechamento do aeroporto em Porto Alegre houve uma queda muito grande de vendas. “O cliente tinha que se deslocar até Florianópolis para voar para o exterior. Então isso também foi um desafio”, disse André. A questão cambial também foi apontada: “Essa flutuação durante o ano todo sempre tem algum impacto, mas o câmbio será um desafio eterno, quem trabalha com turismo sempre vai ser desafiador, não tem como”, complementou Cuadrado.
Aniversário de 185 anos da Abreu
No ano que vem a Abreu comemora 185 anos de existência e, por isso, será ainda mais desafiador: “Será um marco. 185 anos não é para qualquer. Muitas surpresas virão, mas não podemos falar. Não tem como. Vai ser um ano diferente para a empresa, isso é com certeza”, finalizou André.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA