SÃO PAULO – Em seu primeiro ano como presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros avaliou sua gestão até aqui, destacou os desafios e conquistas de 2024, como a realização da Abav Expo em Brasília, que para Medeiros, ‘superou obstáculos e trouxe resultados positivos’.
Em entrevista ao M&E, durante o Abav MeetingSP 2024, Ana reforçou o trabalho em pautas importantes, como o Perse e a reforma tributária, e projeta avanços na questão da responsabilidade solidária para 2025. Com o retorno da Abav Expo ao Rio de Janeiro no próximo ano, a presidente da Abav Nacional afirma que os preparativos já estão a todo vapor, com a expectativa de superar o sucesso das edições anteriores. Confira entrevista completa abaixo.
M&E – Esse ano de 2024 marca o primeiro ano da sua gestão. O que você acha que foi um acerto, o que pode melhorar para o ano que vem?
Ana Carolina Medeiros – Foi um desafio muito grande. Assumi em janeiro, com muitos projetos já em andamento. Como sucedemos a gestão anterior, fizemos questão de complementar e executar o que já estava na mesa. Um dos grandes desafios foi a realização da Abav Expo em Brasília, com mudanças de data e local, mas, no final, tivemos a sensação do dever cumprido. Foi uma feira bonita, e o retorno que recebemos dos expositores e participantes mostrou que ela gerou bons negócios. Além disso, trabalhamos para fortalecer as Abavs estaduais, ampliando o networking e o relacionamento com nossos associados, que são as agências de viagem. Também nos dedicamos a pautas importantes, como o Perse, a Lei Geral do Turismo e a reforma tributária, buscando sempre um equilíbrio que atenda a toda a cadeia produtiva. Termino o ano com muita gratidão e com saldo positivo.
M&E – Em nossa última conversa, você comentou que estava praticamente morando em Brasília, muito por conta dos pleitos do setor. Como está a questão da responsabilidade solidária? Houve algum avanço?
Ana Carolina Medeiros – Sim, houve progresso. Recentemente tivemos outra reunião, desta vez com a Senacon e o Idec, para expor os motivos e buscar entendimento. O mais importante é que todos — agências, hotelaria, governo — estão unidos para garantir que o consumidor não seja prejudicado, especialmente diante de possíveis fraudes. Estamos avançando e vejo isso com muito otimismo.
M&E – Então, podemos ter boas expectativas para 2025?
Ana Carolina Medeiros – Com certeza. Estou confiante de que essas conversas produtivas vão resultar em avanços concretos.
M&E – Falando da Abav Expo 2025, o evento volta ao Rio de Janeiro no ano que vem e as expectativas para a edição são altas. Como está o planejamento para a feira?
Ana Carolina Medeiros – Já estamos a todo vapor! Desde o encerramento da feira em Brasília, começamos a trabalhar no evento do Rio. Nosso objetivo é superar a edição anterior, e estamos muito otimistas. Sabemos que o Rio de Janeiro é uma preferência de muitos, então estamos empenhados em fazer uma feira memorável.