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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Braztoa passará a divulgar dados sobre viagens em alta e mais tendências entre as operadoras

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Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa (Divulgação)

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou o Olhar Braztoa 2023, conteúdo realizado em parceria com a Sprint Dados, que, a partir deste ano, integrará todas as edições do Anuário Braztoa com lançamento prévio aos dados gerais de mercado.

O estudo vai responder perguntas como: quais experiências turísticas estão em alta? O que as pessoas estão procurando quando o assunto é viagem? Quais nichos devem se destacar em vendas e preferência do público? A ideia não é ditar um cenário ou fazer previsões, mas trazer respostas a partir de aspectos da realidade das operadoras Braztoa, com foco no consumo de viagens do brasileiro, independente das tendências internacionais, potencializar essa expertise e traduzi-las para o mercado.

“A inquietude sempre esteve presente na Braztoa e, em tempos atuais, mais ainda. Inovar, descomplicar e antecipar oportunidades são pontos fundamentais na nossa atuação. Queremos, cada vez mais, municiar nossos associados com informações úteis e relevantes que os auxiliem a alcançar o melhor desempenho dos seus negócios e, claro, oferecer experiências memoráveis aos viajantes”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

O Olhar Braztoa 2023 estará disponível no site da Braztoa, na íntegra, no dia 4 de abril, às 14h, quando será apresentado por Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa, e Marina Figueiredo, vice-presidente da Braztoa, na WTM Latin America 2023.

Olhar Braztoa 2023

EXPERIÊNCIAS COLETIVAS – Identifica-se uma crescente das viagens em grupos que tenham interesses semelhantes e que queiram vivenciá-los em conjunto, como, por exemplo, as mulheres 60+. Os impactos positivos dessas experiências são múltiplos: para o consumidor, que tem uma viagem mais em conta e pode vivenciar momentos especiais que só são possíveis quando feitas em grupo; para o operador, que ganha agilidade e maior rentabilidade no serviço prestado; e para o mercado, com a recuperação dos negócios.

VIVÊNCIAS IMERSIVAS – Não basta visitar. As pessoas querem fazer parte, mergulhar fundo em tudo que o destino e a comunidade local podem oferecer. Sabe aquela curadoria única e personalizada, que transforma desejos (alguns, inclusive, que os viajantes nem sabiam que existiam) na realidade? O roteiro dos sonhos se torna possível com o fator surpresa, que é especialidade do operador.

PÚBLICO MADURO – Atenção aos detalhes, necessidades e desejos. Esses são itens essenciais na curadoria das viagens para o público maduro, afinal, o acúmulo de experiências ao longo da vida eleva o grau de exigência. As operadoras estão preparadas para superar as expectativas dessa importante fatia do mercado. Em 2050, o número de pessoas maduras ultrapassará o de 15 a 24 anos, e um em cada seis indivíduos terá mais de 65 anos.

VIAGEM EM FAMÍLIA – As viagens em família ganharam um papel que vai muito além de um simples roteiro. Elas se tornaram verdadeiras oportunidades de criar memórias e viver momentos de total conexão com as pessoas amadas. Além disso, destaca-se o investimento dos pais para os filhos realizarem a viagem dos sonhos em grupos acompanhados por guias, quando não é possível para toda a família.

CONFORTO E DESCANSO – Mesmo com o retorno das rotinas, identifica-se o desejo de afastar-se do celular e da tecnologia, o chamado detox digital. Destacam-se as experiências mais exclusivas, muitas vezes em hotéis mais simples, mas com bastante conforto e serviços diferenciados. A curadoria da operadora é focada em encontrar o equilíbrio entre isolamento e estruturas que ofereçam facilidades e bem-estar, já que as pessoas desejam se afastar do celular, mas se sentem mais seguras se houver wi-fi e bom sinal de telefone disponível.

VIAGENS MAIS RESPONSÁVEIS – Os consumidores cada vez mais desejam viagens responsáveis, que vão além de não causar impactos negativos nos destinos visitados, mas que gerem bem-estar e desenvolvimento local. Os operadores estão atentos a este cenário e têm colocado em prática seu papel de formador de opinião e especialista, liderando a curadoria ideal para a experiência perfeita, também neste sentido.

EXPERIÊNCIAS PERSONALIZADAS – Os viajantes têm interesse em agregar cada vez mais valor às suas experiências, buscando produtos de acordo com os seus estilos e preferências de viagem, exigindo uma personalização cada vez maior. Todos esses itens estão naturalmente presentes no trabalho das operadoras, que têm como base algo único e intransferível: sua vasta bagagem de vivências e conhecimento especializado adquirido na prática.

VIAGENS DURANTE O ANO TODO – Muitos destinos estão buscando um novo olhar para a sazonalidade, realizando eventos e festividades em datas esparsas, criando novas opções de viagens e um calendário mais rico de ofertas. Mesmo diante de um ano com muitos feriados prolongados, os especialistas apontam que o volume de viagens fora das temporadas deve aumentar. Fatores como a flexibilidade do trabalho híbrido ou home-office e as possibilidades de preços mais atrativos são grandes motivadores.

VIAGEM COMO PRIORIDADE – Todo mundo quer viajar. O turismo se tornou prioridade e passou a integrar a cesta de consumo do brasileiro, competindo com uma reforma na casa ou a troca de um carro, por exemplo. Para driblar oscilações de preços e democratizar a viagem, os operadores de turismo dispõem de facilidades como parcelamento de pagamento e mais força para negociar condições especiais para seus clientes. Além disso, a curadoria já começa na antecedência da aquisição e na vasta gama de opções de serviços que compõem um roteiro, quesitos que têm forte impacto no valor final da compra.

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