Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Copastur completa 50 anos de história: “Meu sonho sempre foi mudar o turismo brasileiro”, diz Bull

Edmar Bull

Edmar Bull, presidente da Copastur (Divulgação)

A Copastur Viagens e Turismo completa 50 anos de operação agora em 2023. E numa matéria especial, o presidente da empresa, Edmar Bull, faz uma conexão com o passado para relembrar não apenas as suas vitórias como gestor, mas também ações à frente das Instituições Favec, Abracorp e Abav. Mas, tudo começou mesmo na Galeria Metrópole, localizada na Avenida São Luís, centro de São Paulo, em 1982, quando Bull e mais três amigos compraram uma agência de Turismo que na época ainda engatinhava.

Em poucos, a Copastur se tornaria uma referência no mercado. “A sala era tão pequena que não cabiam os quatro sócios. Mas sempre apostei que daríamos uma grande virada. No ano seguinte, adquiri a totalidade da empresa. Meu sonho sempre foi mudar o turismo brasileiro”, disse Bull, que ainda cita uma famosa frase do filósofo americano Henry David Thoreau para destacar sua trajetória. “O sucesso costuma vir para aqueles que estão ocupados demais para procurar por ele”, disse.

Tempos mais tarde, Bull trouxe seu filho, Edmar Mendoza Bull – único homem dos seus três herdeiros – para assumir a direção executiva da organização. Apesar de divergirem em algumas questões, as gerações aprenderam a conviver e decidiram imprimir a cultura de respeito à diversidade, impulsionando os negócios. “Esse é um dos segredos para o nosso sucesso, o respeito pelo ser humano. Meu filho chegou com novas ideias e essa troca foi importante para a nossa expansão”, disse Bull.

Edmar Mendoza Bull e Edmar Bull, da Copastur (Divulgação)

Edmar Mendoza Bull e Edmar Bull, da Copastur (Divulgação)

Desde 2010, a TMC vem conquistando certificações como a ISO 14001, entrou para a categoria Silver no ranking de sustentabilidade do selo  Ecovadis e ficou com a primeira posição entre as agências de porte médio no ranking GPTW. A alta performance também levou a Copastur a faturar o selo quatro estrelas da pesquisa Humanizadas. Além disso, tornou-se signatária do Fórum de Empresas LGBTI+.

“O mundo está mudando e o mercado corporativo precisa ter um senso inclusivo e de equidade. Somos um reflexo da sociedade e devemos respeitar as diferenças, sejam elas de gênero, cor, idade, religião. Só assim construiremos um futuro melhor”, disse Bull.

“Queremos atender outros países da América do Sul com a mesma eficiência e agilidade nos serviços contratados independentemente do país onde nossos clientes estejam. Queremos que a TMC seja reconhecida como referência mundial para o mercado do turismo”

Durante a pandemia, a companhia realmente decolou. Além de não demitir nenhum dos 300 funcionários, sua estratégia foi acelerar e oferecer um upgrade a seu time, investindo em capacitação, treinamento e tecnologia de ponta. Atualmente, a TMC possui cerca de mil especialistas nas mais diversas áreas de atuação. “Acredito que em toda crise temos uma oportunidade grande de crescimento”, disse Bull, que ainda compartilhou com o M&E uma entrevista feita para celebrar estes 50 anos.

Expansão à vista

Edmar Mendoza Bull e Edmar Bull, da Copastur (Divulgação)

Edmar Mendoza Bull e Edmar Bull, da Copastur (Divulgação)

Nesse ano de celebração dos 50 anos, a Copastur pretende ampliar suas atividades em outros países.Já somos referência no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Agora, queremos atender outros países da América do Sul com a mesma eficiência e agilidade nos serviços contratados independentemente do país onde nossos clientes estejam. Queremos que a TMC seja reconhecida como referência mundial para o mercado do turismo”, disse.

Segundo Bull, não apenas pela qualidade de serviços que entregamos como também através de uma jornada cheia de conquistas e focada em disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo. “Costumamos dizer que uma das principais metas é buscar soluções para questões socioambientais, que ofereçam impactos positivos para o planeta e garantindo um futuro mais igualitário para as pessoas”, destaca.

Entrevista na íntegra

Este ano, a Copastur comemora 50 anos. Imaginava fazer tanto sucesso?

Edmar Bull – Prosperar sempre será o grande desejo de um empreendedor. Mas o sucesso é consequência de um bom trabalho. Em 1982, eu e mais três sócios alugamos um escritório na Galeria Metrópole, localizado na Avenida São Luís, no centro de São Paulo. O local era tão pequeno que comportava todos nós dentro da sala. No ano seguinte, comprei a totalidade a empresa e, ao lado de sete funcionários, mudei para uma sala um pouco maior nesse mesmo prédio. Mais tarde, já com vinte colaboradores, adquiri uma sede própria na Rua da Consolação, que tenho até hoje. Naquela época a estrutura tecnológica do negócio era bastante precária.

Lembra de alguma experiência que marcou sua vida?

Edmar Bull – Viajar sempre foi uma grande alegria pra nós. Chegamos a viajar de Kombi várias vezes. Nosso intuito era conhecer lugares novos e sempre estarmos juntos. Mesmo com o orçamento apertado, levava meus filhos para Orlando. Comíamos hot dog no almoço para economizar. Rodamos a Europa, Estados Unidos… Aprendemos muito com todas essas experiências. Porém, lembro com muita saudade de uma viagem deliciosa pela Califórnia. Fomos acompanhados de um grupo de amigos e ficamos hospedados em uma cabana. Desfrutamos de momentos excepcionais.

Estar à frente de instituições como a Abracorp, Favec e Abav era uma forma de buscar melhorias para o setor?

Edmar Bull – Em primeiro lugar, eu desejava conhecer melhor os movimentos do mercado e oferecer novas ideias. Meu grande sonho sempre foi mudar o turismo brasileiro. Fundar a Favec (1994), presidir a Abracorp e a Abav Nacional me ajudaram nesse sentido. De 2010 a 2018, fiquei indo e vindo à Brasília para fortalecer as relações com o governo federal em defesa do turismo nacional. Durante a pandemia de Covid-19, sua organização seguiu o caminho inverso da concorrência e cresceu demais.

Edmar Bull

Edmar Bull, em 2001 (Divulgação)

Qual foi sua estratégia?

Edmar Bull – Acredito que em toda crise tem uma oportunidade grande de crescimento. Em 2020, eu estava em um navio nos Emirados Árabes e não conseguia desembarcar. Ninguém sabia quase sobre esse vírus. Meu filho me ligou desesperado e disse que o mercado estava em alvoroço. Eu pedi apenas para ele ficar tranquilo e aguardar meu retorno. Quando voltei, resolvi não demitir ninguém e ainda mantive o plano de saúde, que era muito necessário diante dessa situação. Aproveitei o momento para capacitar meus colaboradores. Criamos uma plataforma de eventos online que fez sucesso e atraiu novos clientes.

Por isso, vocês aumentaram a equipe?

Edmar Bull – Para avançar é preciso observar o movimento do mercado. Quando notei que duas grandes agências abriram recuperação judicial e uma delas fechou, resolvi agir rápido para atender essa demanda. Havia muita procura, principalmente em atendimento offshore. De um quadro com 300 profissionais antes da pandemia, chegamos a mil colaboradores divididos entre São Paulo, Rio de Janeiro, além de especialistas em outros pontos do país.

Atender equipes internacionais em plataformas de petróleo não foi fácil. Foi uma das experiências mais desafiadoras ao longo da minha carreira. Enquanto o mundo inteiro estava em quarentena, as plataformas de petróleo mantinham as trocas de tripulação. Porém, aqueles que desembarcavam precisavam permanecer isolados em hoteis, que abriam exclusivamente para a  Copastur Energy. Enquanto muitas empresas fecharam as portas, nossa equipe trabalhou vinte e quatro horas por dia.

A entrada do seu filho, Edmar Mendonza, para a organização ajudou no crescimento da empresa?

Edmar Bull – Sim. Meu filho chegou com novas ideias, principalmente ligadas à tecnologia. Essa troca foi importante para a nossa expansão. Por sermos de gerações diferentes, às vezes, divergimos em alguns pontos. Mas esse é um dos segredos para o nosso sucesso, o respeito pelo ser humano e por sua história. Hoje, o turnover da empresa é muito baixo. Nossos colaboradores sentem-se acolhidos e são qualificados dentro da nossa política de crescimento e reconhecimento.

Vender soluções tecnológicas é um dos maiores diferenciais da sua empresa?

Edmar Bull – Sempre oferecemos soluções personalizadas aos nossos clientes. Há alguns anos, criamos uma área de desenvolvimento tecnológico fortíssima, que ganhou destaque durante a pandemia. Nessa fase, nossa equipe criou novos produtos, gerou mais informações e facilidades não apenas aos nossos clientes como também aos colaboradores.

Nossas vendas digitais aumentam demais, mesmo que seja B2B. Lançamos o On the Go, um aplicativo que acompanha o viajante e oferece informações sobre os destinos e cuidados que devem tomar. Outro destaque é a área de customer experience, que conta com o apoio de uma equipe especializada para melhorar a jornada do viajante. Além do G8, um call center inteligente que atua dentro da empresa, atendendo de forma humanizadas num período de 24 horas, de segunda a segunda.

Outro carro-chefe da TMC é a mobilidade. Quais os maiores desafios que já enfrentaram nessas cinco décadas?

Edmar Bull – Ao longo dos anos, conquistamos expertise nesse assunto e os clientes confiam na nossa entrega. Hoje, oferecemos diversos tipos de transporte. Contratamos desde ônibus e caminhões, até barcos de todos os portes, helicópteros e aviões. Já transportamos tudo o que possa imaginar. Até uma onça. Ao longo dessas cinco décadas fortalecemos a nossa marca e construímos um relacionamento sólido com as companhias aéreas. Durante a pandemia, conseguimos fretamentos de emergência mesmo sem contrato.

Após ser eleita a melhor empresa de turismo corporativo do país, a Copastur planeja novas conquistas?

Edmar Bull – Eu sempre trabalho duro para manter minha empresa no topo. A equipe da Copastur possui um time de alta performance e busca sempre inovar. Criamos soluções para facilitar a vida dos nossos clientes. Isso faz uma grande diferença no mercado. Agora criamos um comitê de expansão e devemos crescer ainda mais nos próximos meses.

Nesse ano de celebração dos 50 anos, Copastur pretende ampliar suas atividades em outros países?

Edmar Bull – Já somos referência no Brasil, Argentina, Colômbia, Chile e Uruguai. Agora, queremos atender outros países da América do Sul com a mesma eficiência e agilidade nos serviços contratados independentemente do país onde nossos clientes estejam. Queremos que a TMC seja reconhecida como referência mundial para o mercado do turismo.

Não apenas pela qualidade de serviços que entregamos como também através de uma jornada cheia de conquistas e focada em disseminar um desenvolvimento sustentável e equitativo. Costumamos dizer que uma das principais metas é buscar soluções para questões socioambientais, que ofereçam impactos positivos para o planeta e garantindo um futuro mais igualitário para as pessoas.

Receba nossas newsletters