O Sistema Tribunal de Justiça (STJ) definiu nesta quarta-feira (14) em terceira instância o direito ao uso da marca Urbano ao site de ofertas Peixe Urbano. Contudo, a batalha judicial entre o site e o Hotel Urbano ainda não será encerrada. Os próximos capítulos indicam que a agência online vai recorrer e seguir com a ação movida inicialmente pelo Peixe Urbano.
No debate, o tema é o desentendimento a respeito da marca. Há alguns anos, o Peixe pediu o veto ao uso da marca “Urbano” a todas as empresas que fizeram o uso do termo. Até então, as notificações extrajudiciais eram para os sites de compras coletivas concorrentes que utilizavam o mesmo sobrenome e, mais recentemente, a agência de viagens online.
O site comemorou o recurso: “O Peixe Urbano estava confiante na vitória, tendo em vista todas as provas que apresentamos. Esse resultado é reflexo de uma inapropriação da nossa marca em um momento oportuno, quando o Peixe Urbano, pioneiro no segmento, se destacava e estava popularizado entre usuários e consumidores de canais online”, afirma Bruna Araújo, gerente jurídica do Peixe Urbano.
Do outro lado, a posição do Hotel Urbano é de que a decisão “não é definitiva e os nossos advogados estão trabalhando firme para mostrar a verdade aos Ministros do STJ. Qual seja: a nossa empresa vende Hotel, enquanto a outra vende, de forma coletiva, sem demérito algum, pastel, pizza, massagens etc”, comentou o fundador e CEO, João Ricardo Mendes.
Para o Peixe Urbano, “ter essa associação entre as empresas foi prejudicial em vários aspectos, trazendo ao Peixe Urbano uma série de reclamações que, na verdade, eram da outra empresa, mas, devido ao “Urbano”, remetia ao Peixe Urbano e confundia os consumidores”, disse ainda Bruna.
Já Mendes rebate o comentário dizendo: “Nosso sucesso é fruto da paixão que temos em fomentar novos destinos e a venda de viagens online, bem como do respeito que sempre tivemos pelos nossos clientes e parceiros. Ou seja, o sucesso do Hotel Urbano não vem do seu nome, mas sim da gigantesca dedicação que temos pelo nosso trabalho.”
O CEO finaliza a situação dizendo que o Hotel Urbano vai continuar crescendo “e sendo líder de mercado nem que tenhamos que mudar o nome para #urbano ou #hotel”. “Aliás, vamos deixar bem claro, é impossível uma pessoa confundir o Hotel Urbano com o Peixe Urbano, seja pela diferença de serviços que as empresas prestam, seja pelo próprio nome”, concluiu Mendes.