Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Eleições na Abav Nacional: chapa indeferida por irregularidades emite nota oficial

WhatsApp Image 2023 11 20 at 11.25.42 AM 1 Eleições na Abav Nacional: chapa indeferida por irregularidades emite nota oficial

Segundo Marcelo Oliveira, advogado da Abav Nacional, a chapa indeferida teve dois pontos que não puderam ser regularizados, ligados a requisitos de ilegibilidade, o que acabou derrubando a candidatura como um todo (Divulgação)

Como vimos aqui no M&E na última segunda-feira (27), a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) terá uma nova diretoria, um novo Conselho de Administração e consequentemente um(a) novo(a) presidente a partir de 30 de novembro, dia em que estão marcadas as eleições para o biênio 2023/2025. Até dia 21 de novembro, data limite para a apresentação das chapas, duas chapas tinham sido inscritas, mas apenas uma foi aprovada pela Comissão Eleitoral da Abav Nacional.

Na ocasião, logo conversamos com o advogado da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, para saber os motivos da chapa “Unidos Somos Fortes” ter sido indeferida. Segundo ele, a chapa indeferida teve dois pontos que não puderam ser regularizados, ligados a requisitos de ilegibilidade, o que acabou derrubando a candidatura como um todo. 

“A primeira é que a candidata apresentada não compõe o quadro de diretores e conselheiros atuais da respectiva Abav estadual, o que não pode. E a outra regularidade tem a ver com a falta de comprovação de um candidato com relação a respectiva agência de turismo. Neste caso, foi apresentado um correspondente de organizador de eventos, ou seja, não ficou provado que se tratava de uma agência de turismo regular”, disse Marcelo Oliveira em entrevista ao M&E.

E nessa terça-feira (28), a chapa “Unidos Somos Fortes” divulgou uma nota oficial sobre a candidatura indeferida. Segundo eles, por ora, a chapa foi indeferida pela Comissão Eleitoral. No entanto, o processo eleitoral prossegue, resguardando o direito de manifestação oficial no momento oportuno. Veja abaixo a íntegra da nota oficial.

Nota oficial

“Nota sobre o indeferimento da chapa Unidos Somos Fortes.

Primeiramente, queremos esclarecer que a chapa Unidos Somos Fortes! foi a concretização de ideias inovadoras com objetivo de resgatar o diálogo entre as Abav’s estaduais, a transparência das ações nacionais e a representatividade do verdadeiro beneficiário do Sistema Abav: o Agente de Viagens.

Estas ideias, muitas delas partiram de representantes nacionais, Diretores e Conselheiros estaduais de 16 Abav’s presentes no Brasil, demonstrando que o Sistema Federativo Abav precisa de novos gestores com visões que vão além das atuais ações existentes, buscando, incansavelmente, resgatar a valorização profissional do Agente de Viagens.

Por ora, a chapa Unidos Somos Fortes! foi indeferida pela Comissão Eleitoral, entretanto, o processo eleitoral prossegue, resguardando nosso direito de nos manifestarmos oficialmente no momento oportuno.

A Abav Nacional, com seus 70 anos, após anos de chapas únicas em suas eleições, vem demonstrar neste ano, o descontentamento com o continuismo que nada vem fortalecendo o Agente de Viagens.

A Chapa Unidos Somos Fortes! não é oposição e sim uma renovação baseada em ideias e propostas plurais e coletivas que serão mantidas ao longo dos próximos anos.

Aos Agentes de Viagens Abavianos, informamos que nossa missão continuará firme e consolidada nos princípios da ética profissional e transparência

“veritas temporis filia est; non auctoritate”
(“A verdade é filha do tempo e não da autoridade”)

#UNIDOSSOMOSFORTES

…A Luta Continua!”

Receba nossas newsletters