Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Eleições da Abav Nacional: chapa “Continuidade e Fortalecimento” é a única aprovada

Ana Carolina Medeiros e Rita Vasconcelos da Abav e1701119294173 Eleições da Abav Nacional: chapa "Continuidade e Fortalecimento" é a única aprovada

Chapa ‘Continuidade e Fortalecimento, que foi apresentada e representada pela candidata Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, da Taguatur Turismo Ltda., da Abav-MA, é a única aprovada para estas eleições (Arquivo/M&E)

A Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional) terá uma nova diretoria, um novo Conselho de Administração e consequentemente um novo ou uma nova presidente a partir de 30 de novembro, dia em que estão marcadas as eleições para o biênio 2023/2025. Após dois mandatos seguidos da presidente Magda Nassar, que foi eleita por aclamação, duas chapas foram inscritas junto à Abav Nacional até a data limite (21 de novembro).

Uma delas intitulada ‘Continuidade e Fortalecimento foi apresentada e representada pela candidata Ana Carolina Dias Medeiros de Souza, da Taguatur Turismo Ltda., da Abav-MA, e a outra, intitulada ‘Unidos Somos Fortes’, apresentada e representada pela candidata Teresina Stange, da Stange Viagens e Turismo Ltda., da Abav-ES. Ambas as chapas foram analisadas quanto aos requisitos mandatórios estatutários e as duas tiveram irregularidades a serem “consertadas”.

No dia 23 de novembro, a Chapa ‘Continuidade e Fortalecimento’ respondeu à Comissão Eleitoral da Abav Nacional com os seus esclarecimentos. O mesmo aconteceu com a Chapa ‘Unidos Somos Fortes’, apresentando suas considerações um dia depois (24 de novembro). A Comissão avaliou ambas as respostas, em total conformidade ao procedimento eleitoral e regras estatutárias, tudo devidamente registrado e arquivado, sendo ambas declaradas tempestivas.

Assim, as integrais razões de decisão de cada uma delas foram devidamente entregues às representantes das chapas. E a Comissão ratificou as decisões de indeferimento da Chapa “Unidos Somos Fortes” e deferimento da Chapa “Continuidade e Fortalecimento”. Em outras palavras, apenas a Chapa “Continuidade e Fortalecimento” está apta a “concorrer” as eleições. Como não há concorrentes, a chapa liderada por Ana Carolina Dias Medeiros de Souza deve ser eleita por aclamação.

“A chapa indeferida teve dois pontos que não puderam ser regularizadas, que têm a ver com requisitos de ilegibilidade“

Conversamos com o advogado da Abav Nacional, Marcelo Oliveira, para saber os motivos da chapa “Unidos Somos Fortes” ter sido indeferida. “A chapa indeferida teve dois pontos que não puderam ser regularizados, ligados a requisitos de ilegibilidade. A primeira é que a candidata apresentada não compõe o quadro de diretores e conselheiros atuais da respectiva Abav estadual, o que não pode. E a outra regularidade tem a ver com a falta de comprovação de um candidato com relação a respectiva agência de turismo. Neste caso, foi apresentado um correspondente de organizador de eventos, ou seja, não ficou provado que se tratava de uma agência de turismo regular. Esses dois requisitos derrubaram a regularidade da chapa ‘Unidos Somos Fortes’”, disse.

Screenshot 2023 11 27 at 18.05.22 Eleições da Abav Nacional: chapa "Continuidade e Fortalecimento" é a única aprovada Screenshot 2023 11 27 at 18.05.31 Eleições da Abav Nacional: chapa "Continuidade e Fortalecimento" é a única aprovadaQuestionado pelo M&E sobre uma possível eleição por aclamação, o advogado afirmou. “O processo eleitoral da Abav permite que, havendo para a assembleia uma única chapa, essa pode ser eleita pelo ato de aclamação”, finalizou Marcelo.

Receba nossas newsletters