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Agências e Operadoras

Especialista destaca modelos insustentáveis de 123 Milhas e Hurb

123 milhas hurb Especialista destaca modelos insustentáveis de 123 Milhas e Hurb

Ao contrário de empresas como Airbnb e Booking, que cobram uma taxa dos hotéis e das pessoas físicas para aparecerem em suas vitrines de negócios, Hurb e 123 Milhas são um intermediário que recebe o dinheiro do hóspede, pagando seus fornecedores depois de receber e da viagem ser realizada (Divulgação)

A grande procura por destinos turísticos no pós-pandemia não foi suficiente para manter de pé as estratégias de Hurb e 123 Milhas, que tiveram seus pacotes com datas flexíveis suspensos. Segundo o coordenador do Instituto de Finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap),  Ahmed El Khatib, ao contrário de empresas como Airbnb e Booking, que cobram uma taxa dos hotéis e das pessoas físicas para aparecerem em suas vitrines de negócios, Hurb e 123 Milhas são um intermediário que recebe o dinheiro do hóspede, pagando seus fornecedores depois de receber e da viagem ser realizada.

“A Hurb também adotou a arriscada estratégia de oferecer pacotes a preços muito baixos, quase simbólicos. Vendia, por exemplo, um pacote de R$ 1.000 para sete dias na Disney, a ser utilizado pelos clientes quando o mundo voltasse ao normal e reabrisse no pós-pandemia. A ideia do Hurb foi oferecer esse tipo de promoção para reforçar o caixa no curto prazo, imaginando que encontraria um ponto de equilíbrio financeiro quando o turismo global fosse retomado. Mas a inflação acumulada do período fez o preço das passagens e hospedagens aumentar muito e agora não é possível honrar os compromissos. Sem receber, hotéis parceiros passaram a recusar as reservas de clientes do Hurb”, relembra o docente.

“A ideia do Hurb foi oferecer esse tipo de promoção para reforçar o caixa no curto prazo, imaginando que encontraria um ponto de equilíbrio financeiro quando o turismo global fosse retomado”

Já a 123milhas, em 2022, por exemplo, era um dos sites de viagens mais acessados do país, e teve problemas com o Procon-SP por conta de passagens e pacotes que simplesmente sumiram. Enquanto o mercado e o turismo sofriam uma queda na demanda provocada Covid-19, a empresa oferecia pacotes “atraentes” de viagens, seja com preços muitíssimos baixos ou com facilidade para marcar a data.

“Esse modelo de compra de passagens aéreas e pacotes flexíveis foi uma operação bastante agressiva, baseada na combinação de preços baixos e no alto investimento em marketing. No entanto, a imprevisibilidade e volatilidade do setor afetou o cumprimento das promessas nos pacotes. Esse modelo de negócio é uma espécie de venda a descoberto, isto é, quando as empresas vendem pacotes com muita antecedência da viagem, acima de um ano, o que faz com que o cliente não receba de imediato a confirmação e os bilhetes aéreos. Companhias aéreas, por exemplo, não vendem passagens com mais de 11 meses de antecedência”, explica.

“Esse modelo de negócio é uma espécie de venda a descoberto, isto é, quando as empresas vendem pacotes com muita antecedência da viagem, acima de um ano, o que faz com que o cliente não receba de imediato a confirmação e os bilhetes aéreos”

Com o fim da emergência sanitária, a demanda por hospedagem voltou a ficar aquecida. Os segmentos corporativo e de eventos começaram a se mostrar mais presentes e constantes, o que deu espaço para reajustes de diária mais robustos. No setor de turismo e hospitalidade, é usada uma métrica chamada Revenue per Available Room (RevPar) ou “Receita por Quarto Disponível”. E o “desejo” pós-pandêmico de viajar também continua forte, o que deve impulsionar o crescimento contínuo em 2023.

A receita por quarto disponível (RevPAR) excedeu o crescimento do PIB durante o ciclo econômico atual e 2023 deve ser um bom ano para o setor hoteleiro. Ainda assim, demonstra que a indústria de turismo não está em crise, pelo contrário. “O que se pode afirmar é que o modelo de negócios praticado pela 123milhas e Hurb é que parecem estar em crise, desde o início da Pandemia de Covid-19”, acrescenta o professor universitário.

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