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Agências e Operadoras / Turismo em Dados

Hurb e 123 Milhas lideraram o ranking de reclamações de clientes em 2023, diz Procon-SP

logos Hurb e 123 Milhas lideraram o ranking de reclamações de clientes em 2023, diz Procon-SP

As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas (Divulgação)

O Procon-SP divulgou na última semana o Cadastro de Reclamações Fundamentadas com os fornecedores mais reclamados em 2023. As informações refletem as queixas que não foram solucionadas em uma primeira tentativa de acordo feita pelo órgão de defesa, sendo convertidas em processos administrativos. Neste caso, o ano passado foi dominado por empresas de Turismo: Hurb Technologies S/A, Grupo 123 Milhas e Enel ocupam os primeiros lugares no ranking.

Em todo o ano de 2023 foram registradas 769.556 reclamações no canal de atendimento online e nos postos presenciais. Destas, 672.040 foram mediadas em uma primeira fase (a diferença de 97 mil se refere a consultas, denúncias e outras interações com consumidores). No período, foram finalizadas 207.220 queixas feitas contra 21.925 fornecedores, com mediação feita pelos especialistas do Procon-SP – independentemente de terem sido atendidas pelo fornecedor.

“O grande volume de reclamações reflete o tamanho da economia paulista; mas, ainda chama a atenção o baixo índice de solução apresentado pelas empresas, especialmente as que figuram nas primeiras colocações no ranking. É essencial que os fornecedores se conscientizem sobre a necessidade de investirem mais recursos e atenção para resolver os problemas apresentados pelos consumidores”, avalia Luiz Orsatti Filho, diretor Executivo do Procon-SP.

As duas primeiras colocações do cadastro são de empresas do setor de turismo que atuam na modalidade de viagem com datas de agendamento flexível: Hurb Technologies S/A e Grupo 123 Milhas. Os problemas mais citados pelos consumidores em relação a elas foram ofertas não cumpridas, dificuldade na devolução dos valores pagos, dificuldade para cancelar ou alterar o contrato e questionamento de cobranças (serviço não fornecido).

A Hurb teve 11.631 reclamações registradas, sendo 809 atendidas e 10.822 não atendidas, com um índice expressivamente baixo (7%) de solução das queixas apresentadas. Já a 123 Milhas teve 8.186 reclamações – 494 atendidas e 7.692 não atendidas. A empresa entrou com pedido de recuperação judicial e o Procon-SP solicitou entrar como Amicus Curiae. Hurb e 123 Milhas acabaram sendo multadas pelo Procon-SP no valor de R$ 4,4 milhões e R$ 2,5 milhões, respectivamente.

Primeiros colocados nos últimos cinco anos

2023 – Hurb Technologies S/A
2022 – Faci.ly
2021 – Eletropaulo – Enel
2020 – Eletropaulo – Enel
2019 – Via Varejo (Casas Bahia/PontoFrio/Extra.com.br/Bartira)

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