Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Cruzeiros / Vídeos

Para R11, Turismo voltará em breve com força total

Ricardo Amaral

Ricardo Amaral, presidente da R11 Travel

Otimismo. Esta palavra resume o sentimento de Ricardo Amaral, presidente da R11 Travel – empresa que representa as marcas da Royal Caribbean no Brasil. Em entrevista exclusiva ao M&E, o executivo afirmou que em breve será iniciada uma campanha de marketing para apoiar o agente de viagens e revelou não ter dúvidas de que os cruzeiristas não deixarão de viajar quando as companhias retornarem.

Veja abaixo a entrevista completa em vídeo

“Daqui a duas semanas faremos uma série ações fortes para os agentes de viagens. Lançaremos uma campanha em breve”, contou. “Queremos contribuir com o agente nesta volta e também para que o consumidor para que volte a viajar. Não vamos investir menos. O nosso budget de marketing foi mantido, foi apenas realocado”, complementou.

Amaral destacou que a ideia é oferecer um apoio ao agente de viagens nesta retomada. Para isso, ele diz que a R11 quer ouví-los sobre suas ideias e planos para que a empresa possa oferecer algum tipo de suporte. “Queremos investir esta quantia que temos para o marketing para dar este suporte aos agentes. Eles podem, inclusive, contatar a nossa equipe comercial”, destacou. Para ele, é neste momento em que muitas agências passam por dificuldades que os bons parceiros se apresentam. “Não poderemos ajudar a todos, mas onde fizermos será um trabalho de excelência”, garantiu.

Cruzeiros

O executivo concorda que o setor ficou marcado porque no início da pandemia imagens de navios com pessoas em quarentena rodaram o mundo. Embora considere um erro ter mantido as pessoas na embarcação, Amaral acredita que esta imagem pode inibir algumas pessoas de embarcarem em cruzeiros nos próximos meses, mas não aqueles cruzeiristas assíduos.

Embora não tenha ainda uma data exata para que as embarcações da Royal Caribbean voltem a navegar, o presidente da R11 acredita que navios maiores – especialmente os da classe Oasis – serão os primeiros a retornar.

A sua aposta em uma retomada forte vem do sentimento de que as pessoas estão sedentas por viagens. “O Turismo é um ótimo negócio e o impacto da pandemia foi muito grande. Porém, temos a certeza que vai voltar, porque viajar não é mais luxo, é uma necessidade. Hoje quem é economicamente ativo precisa de uma pausa para recarregar a bateria”, afirmou.

Demanda

A Royal Caribbean flexibilizou bastante as suas políticas de cancelamento ou remarcação. E Amaral deu um dado que mostra o quanto o brasileiro quer voltar a viajar. Somente 30% das pessoas que tinham embarques marcados para este período fizeram o cancelamento. O restante optou por remarcar, uma vez que a companhia disponibilizou a eles um voucher de 125% do valor pago.

“Muita gente que não viajou vai remarcar. Vejo uma demanda muito crescente no segundo semestre. Temos vendas para 2021, para Réveillon e férias”, revelou. “Claro que haverá uma queda de receita em 2020. Mas temos o privilégio de trabalhar com um grupo que teve uma postura positiva em relação aos clientes e também resolveu congelar os preços para 2021”, adicionou.

Para exemplificar o sentimento otimista para o futuro, Amaral contou o caso da própria R11. Segundo ele, no início da crise – assim como muitas empresas – foram feitos ajustes para que as operações pudessem seguir por um tempo estendido. “Hoje já nos reorganizamos e chamamos de volta as três pessoas que havíamos dispensado”, revelou.

VÍDEO:

Receba nossas newsletters