Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras

Quais as funções das Abavs estaduais? Como e por que se associar?

Associados da Abav SP Aviesp e1708381712810 Quais as funções das Abavs estaduais? Como e por que se associar?

Agentes associados garantem benefícios e vantagens. Mas afinal, quais são eles?

“A Abav é a maior entidade representativa dos interesses das agências de viagem no Brasil. Sua principal missão é fomentar o desenvolvimento do Turismo nacional e defender os legítimos interesses da indústria do Turismo como um todo, e dos seus associados, em especial”. Essa é a descrição que a Associação Brasileira das Agências de Viagens faz em seu próprio site.

Conhecida nacionalmente como uma das principais entidades do setor, a principal na defesa do agenciamento no Brasil, a Abav tem um papel considerado fundamental na luta pelos interesses do turismo – em especial, da cadeia do agenciamento no país. Presente em 26 estados e no Distrito Federal, a Abav oferece aos seus associados inúmeros benefícios e diferentes serviços disponibilizados por sua representação no estado de origem, através das Abavs Estaduais.

Ao se associar às estaduais, as empresas podem usufruir de serviços como consultoria jurídica, cursos e treinamentos, atendimentos em aeroportos, apoio para a retirada de vistos, espaços para reuniões, entre outros.

Em entrevista exclusiva ao M&E no início deste ano, a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros garantiu que durante a nova gestão da entidade para este biênio, o foco será no fortalecimento e expansão das estaduais. “As Abavs estaduais são os pilares do nosso planejamento e o fortalecimento das mesmas é o nosso principal foco”, disse.

Mas, afinal, quais as vantagens/motivos para se associar a uma Abav?

Juliana Assumpcao diretora de Negocios da Abav SP Aviesp e1708381838861 Quais as funções das Abavs estaduais? Como e por que se associar?

Juliana Assumpção, diretora de negócios da Abav-SP | Aviesp, falou sobre os benefícios de ser associado e o passo a passo de como se tornar um (Eric Ribeiro/M&E)

Para responder esta pergunta, conversamos com Juliana Assumpção, diretora de Negócios da Abav-SP | Aviesp – uma das principais estaduais do país.

“A frase ‘juntos somos mais fortes’ tem um peso maior para as associações de Turismo, afinal quando agentes de viagens se unem para defender os seus interesses, a probabilidade de alcançá-los é maior do que se cada um estivesse agindo por conta própria. Quando estamos unidos existe uma força: a representatividade. Se associar à Abav-SP | Aviesp é uma decisão estratégica que significa ter uma série de benefícios, já que estamos sempre ampliando o portfólio de produtos para os associados”, afirmou.

“A frase ‘juntos somos mais fortes’ tem um peso maior para as associações de Turismo, afinal quando agentes de viagens se unem para defender os seus interesses, a probabilidade de alcançá-los é maior do que se cada um estivesse agindo por conta própria”

Segundo Juliana, a Abav-SP | Aviesp tem hoje mais de 20 benefícios, desde descontos especiais até cortesias de produtos para educação, tecnologia, softwares, serviços jurídicos, consultorias, seguros viagens, assessorias e privilégios exclusivos em encontros da associação. Os principais exemplos de vantagens são a hospedagem gratuita e a caravana para a 46ª Abav TravelSP, que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril de 2024, no Royal Palm Hall, em Campinas”, explicou.

“Acreditamos que ser associado é um passo fundamental para quem procura crescimento e desenvolvimento profissional. É muito mais do que simplesmente pertencer a uma entidade, mas sim fazer parte de uma associação que trabalha em prol de toda cadeia turística”, complementou a diretora.

Para entender a força da entidade, segundo dados oficiais divulgados pela mesma, a Abav nacional conta hoje com mais de dois mil associados, que representam 80% do total de vendas de pacotes de viagem do Brasil, 60% das reservas de hotéis e 92% de cruzeiros marítimos.

Como dar o primeiro passo? 

De acordo com o site da Abav, a filiação de uma empresa ao Sistema Abav requer envio de solicitação. É preciso entrar em contato diretamente com a Abav Estadual referente à localização da sua empresa para obter mais informações sobre como se associar. Se a sua região não for contemplada com uma Abav Estadual, contate a Abav Nacional para entender melhor os próximos passos. Atualmente, os destinos representados pelas estaduais são:

  • Abav-AC
  • Abav-AL
  • Abav-AP
  • Abav-AM
  • Abav-BA
  • Abav-CE
  • Abav-ES
  • Abav-GO
  • Abav-MA
  • Abav-MT
  • Abav-MS
  • Abav-MG
  • Abav-PA
  • Abav-PB
  • Abav-PR
  • Abav-PE
  • Abav-PI
  • Abav-RJ
  • Abav-RN
  • Abav-RS
  • Abav-RO
  • Abav-RR
  • Abav-SC
  • Abav-SP
  • Abav-SE
  • Abav-TO

“Nosso time está preparado para associar mais agências. Saiba que juntos somos mais fortes! Se sua agência tem interesse em saber mais informações sobre os benefícios e fazer parte da família Abav-SP | Aviesp, envie e-mail para a Amanda Lima ([email protected]) que teremos o prazer de recebê-los”, afirmou Juliana.

No site oficial da estadual, a pessoa pode acompanhar o passo a passo de como se tornar um associado.

Na Abav-SP | Aviesp os valores variam de capital e interior. Já a taxa para avaliação da documentação é de R$ 320,00.

Quais os diferenciais das Abavs? 

Diretoria da Abav SP Aviesp Quais as funções das Abavs estaduais? Como e por que se associar?

Na programação anual da Abav-SP | Aviesp, por exemplo, há diversos eventos e projetos (Eric Ribeiro/M&E)

Criada em 28 de dezembro de 1953, no Rio de Janeiro, por força da iniciativa de representantes de quinze agências de viagens, a Abav vem liderando ações que contribuem com o desenvolvimento do Turismo nacional; seja defendendo pautas de ambito nacional no congresso, realizando eventos de capacitações e feiras de negócios visando a estimulação e desenvolvimento do setor, sendo ponte entre agentes e fornecedores, e mais.

Cada estadual é responsável por trabalhar de acordo com a necessidade de seus associados. Na programação anual da Abav-SP | Aviesp, por exemplo, há diversos eventos e projetos como:

  • Abav TravelSP: após o sucesso e pedidos dos agentes de viagens e expositores, a Aviesp Expo, principal feira de turismo do interior paulista, não foi extinta. Com a unificação da Abav SP e Aviesp, em abril de 2022, o evento passou a se chamar Abav TravelSP. O objetivo da mudança foi mostrar a conectividade e representatividade da entidade com os agentes de viagens. Os expositores podem apresentar seus produtos e novidades para os visitantes durante o evento. A 46ª edição já registra 96% das vendas de seus espaços e convidam todos os agentes a se inscreverem no evento. “Cada local vendido não é apenas um número, mas uma oportunidade de se relacionar com os principais fornecedores do setor”, de acordo com Juliana.
  • Abav MeetingSP: o evento, criado em 2022, já contabiliza duas edições de muito sucesso. Direcionado aos proprietários das agências associadas de todo o Estado, o encontro une os conceitos do Fórum da Abav-SP com os da Convenção Aviesp, promovendo conteúdo, oportunidade de troca de ideias, boas práticas e experiências entre os profissionais. A 2ª edição, realizada em dezembro, contou com a presença de 161 profissionais de turismo.
  • Prêmio TOP-SP: Melhores Parceiros: o prêmio originalmente foi criado pela Aviesp em 1992, seu primeiro nome foi Top Aviesp de Qualidade em Turismo, e em 1999 mudou a nomenclatura para TOP Aviesp. Com a unificação das entidades, se transformou em TOP-SP: Melhores Parceiros. O objetivo é homenagear empresas do turismo e permitir que os agentes de viagens elejam as organizações com as quais mais se identificam. A entrega do prêmio acontece sempre no primeiro dia do Abav MeetingSP.
  • Construindo um futuro: projeto criado em julho de 2023, conecta as agências de viagens associadas aos estudantes de graduação em Turismo, proporcionando capacitação, vivência prática e oportunidades de emprego no setor. O programa inclui treinamentos que abrangem todos os processos internos de forma bem didática, ministrados pelos líderes das empresas parceiras. Entram na programação temas como diversidade, geografia básica, atividade teórica sobre o setor aéreo, hospedagem, operação, marítimo, locação de veículos, sistemas de OBT’s e BackOffices, redação e atendimento de excelência. A entidade adiantou que a 4ª edição iniciará agora, no dia 21 de fevereiro.
  • Papo com agente: o programa tem como objetivo capacitar os agentes de viagens e esclarecer suas dúvidas. Desde 2023, o projeto se reestruturou e lançou uma agenda com ações presenciais em diversas cidades do estado de São Paulo como Campinas, Guarulhos, Limeira e São José do Rio Preto, além da capital paulista. O objetivo do evento é fazer com que o fornecedor abra suas portas para mostrar aos associados da Abav-SP | Aviesp sua empresa, equipe, novidades e promoções. “Anunciamos que antes da 46ª Abav TravelSP, realizaremos mais um encontro. No dia 20 de março está agendado o Papo com Agente by Travelex Confidence”, compartilhou a diretora.
  • Hora do agente: o produto também foi desenvolvido em meados de 2020, durante a pandemia do coronavírus. O objetivo do programa é trazer convidados especiais para prestar orientações on-line aos agentes de viagens.
  • Pesquisa do Mercado de Agenciamento (PMA): a Abav-SP | Aviesp e o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET) da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), anunciaram, em fevereiro de 2023, o lançamento da PMA, levantamento para a construção de uma base de dados permanente sobre o desenvolvimento do agenciamento no estado de São Paulo.

Em resumo, as agências que buscam maior competitividade, networking, conhecimento e principalmente representatividade podem encontrar nas Abavs um caminho de evolução. Para atrair novos associados na Abav-SP | Aviesp, a entidade conta com uma série de estratégias e ações direcionadas para promover os benefícios de se tornar membro da associação e alcançar potenciais interessados.

Em 2023, a associação realizou campanhas sazonais como a Black Friday, além de importantes parcerias como, por exemplo, Wet’n Wild, Só Agentes e Setur-SP. “Ampliamos o portfólio de vantagens e fortalecemos o contato com o agente, além do aumento da nossa equipe em que trouxemos a Amanda Lima, direcionada à captação de novas agências. Nosso objetivo para 2024 é continuar com o investimento em campanhas de marketing digital, manter a presença nas redes sociais com informações relevantes e atrativas, valorizar os nossos conteúdos educativos como o “Construindo o Futuro”, “Papo com Agente” e “Hora do Agente”; realizar parcerias estratégicas, promover nossos eventos e feira, manter promoções especiais, participar dos melhores encontros do setor, ter um bom relacionamento com a imprensa e buscar sempre benefícios exclusivos aos associados”, afirmou Juliana.

Receba nossas newsletters