Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Política

Nova presidente da Abav destaca fortalecimento das Abavs estaduais e prevê uma Expo histórica

Ana Carolina e1706888906266 Nova presidente da Abav destaca fortalecimento das Abavs estaduais e prevê uma Expo histórica

Ana Carolina Medeiros. presidente da Abav Nacional para este biênio, falou com exclusividade ao M&E sobre o futuro da entidade (Foto: divulgação)

A Abav Nacional tem uma nova gestão para o biênio 2024/2025. Como vimos aqui no M&E, a chapa “Continuidade e Fortalecimento” foi eleita por aclamação no último dia 23 de janeiro. Presidida por Ana Carolina Medeiros, a associação terá como foco principal o fortalecimento da associação e a continuidade no bom trabalho exercido pela gestão anterior. E o nome da chapa indica justamente o caminho da administração para os dois próximos anos.

“A Abav é dos agentes de viagens, não minha. E é para eles que irei trabalhar” – Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional

Em entrevista exclusiva para o M&E, Ana Carolina Medeiros falou sobre os planos pro futuro, principais desafios, luta pelas pautas do setor e as próximas edições da Abav Expo, principal feira de turismo do país. Confira abaixo a entrevista completa com a presidente da Abav Nacional, Ana Carolina Medeiros.

MERCADO & EVENTOS – Quais serão os principais focos e objetivos da nova gestão? 

Ana Carolina Medeiros – Nosso foco é na manutenção, evolução e fortalecimento da associação, principalmente das Abavs estaduais. Queremos fortalecer e desenvolver essas Abav estaduais e gerar um mercado ainda melhor para os agentes de viagens, dando continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito. Trabalharemos em cima dos nossos pilares e mantendo a essência da associação.

M&E – E o que você enxerga como principais desafios da administração, principalmente neste primeiro ano de mandato?

Ana Carolina Medeiros – Há muitos desafios pela frente. A começar pelas políticas públicas. Continuamos a representar os interesses, não só dos nosso associados mas de toda a cadeia do agenciamento no Brasil, defendendo pautas que ajudem a evolução do setor, que precisa desse desenvolvimento. O agenciamento foi muito afetado pela pandemia da Covid-19 e agora vem se recuperando mas é necessário que estejamos envolvidos nos debates públicos, defendendo o setor e suas demandas em Brasília, como é o caso do Perse agora. Levaremos isso a frente com muita atenção.

Além disso, temos pela frente a Abav Expo 2024, que será histórica. Pela primeira vez, realizaremos a feira em um novo formato e temos a missão e a responsabilidade de entregar uma feira melhor que a do ano passado

Além disso, temos pela frente a Abav Expo 2024, que será histórica. Pela primeira vez, realizaremos a feira em um novo formato e temos a missão e a responsabilidade de entregar uma feira melhor que a do ano passado. E assim sucessivamente. Em 2025, a feira precisa ser melhor que em 2024. Sempre temos que entregar algo melhor que a edição anterior, então sempre será um desafio. Mas a nossa equipe está engajada e empenhada em realizar todas as nossas metas e objetivos e acredito que teremos sucesso”.

M&E – A chapa de oposição, na época da eleição, acusou a Abav Nacional de querer fechar as Abavs Estaduais com poucos associados. Isso procede? Qual o caminho da descentralização da Abav Nacional neste sentido?

Ana Carolina Medeiros – Não procede. Pelo contrário. As Abavs estaduais são os pilares do nosso planejamento e o fortalecimento das mesmas é o nosso principal foco. O que acontece é que, em lugares onde não há uma liderança firme e responsável, iremos trabalhar mais forte para poder entregar aos associados o que eles merecem.

As Abavs estaduais são os pilares do nosso planejamento e o fortalecimento das mesmas é o nosso principal foco. O que acontece é que, em lugares onde não há uma liderança firme e responsável, iremos trabalhar mais forte para poder entregar aos associados o que eles merecem

E isso inclui uma medida que está vigente no nosso estatuto, onde os associados que não se sentirem representados pelas suas estaduais, podem contatar a Abav Nacional, que assim irá trabalhar para eleger um representante para aquela região. As pessoas (da oposição) que direcionaram essas criticas, inclusive, votaram neste estatuto – que foi aprovado por unanimidade. Essa é uma possibilidade que existe sim, mas novamente, o nosso foco será em fortalecer as estaduais para que todos possam cuidar das suas devidas regiões. A Abav Nacional serve como essa ponte e apoio.

M&E – Falando na Abav Expo, veremos o evento seguir itinerante na sua gestão? Acredita que falte um evento grande da Abav Nacional em São Paulo? 

Ana Carolina Medeiros – Por enquanto, estamos realizando reuniões com a equipe para traçar todas as estratégias. Após o Carnaval teremos uma reunião sobre as feiras e eventos e somente após esta reunião teremos mais ‘informações’ para compartilhar sobre a Expo e também possíveis outros eventos. Mas o nosso entendimento por hora é que sim, a Abav Expo seguirá itinerante no que depender desta gestão. Sabemos o quanto é importante para os Estados que recebam a nossa feira.

Nosso entendimento por hora é que sim, a Abav Expo seguirá itinerante no que depender desta gestão. Sabemos o quanto é importante para os Estados que recebam a nossa feira

É uma movimentação robusta e relevante para estes destinos e eles fazem questão de receber a feira. Já temos Brasília confirmada como sede deste ano e o Rio novamente em 2025. A ideia é continuar com este modelo mas não descartamos a possibilidade de realizar – em um tamanho talvez menor – um evento fixo em São Paulo, talvez no final do ano. Algo que faria parte também do nosso calendário anual. Mas isso é algo que ainda será discutido e definido”

M&E – Ainda sobre a Abav Expo, o que podemos esperar?

Ana Carolina Medeiros – A Abav Expo deste ano será histórica. Vamos entregar um edição ainda melhor do que as últimas. Temos o grande desafio deste ano que será realizar a feira de uma maneira que nunca foi realizada antes, em um estádio de futebol. Isso com certeza será um desafio mas já estamos vendo opções que irão agradar muito o público. É difícil porque não temos referencia – não há onde se inspirar, então teremos que trabalhar muito a nossa criatividade e inovação para entregarmos uma edição surpreendente.

A Abav Expo deste ano será histórica. Vamos entregar um edição ainda melhor do que as últimas. Temos o grande desafio deste ano que será realizar a feira de uma maneira que nunca foi realizada antes, em um estádio de futebol

E já quero avisar, até para tranquilizar aqueles que estão ‘preocupados’ com esta mudança, que faremos uma feira única e supreendente. Ouvimos algumas pessoas falando e comparando com o Salão do Turismo mas a proposta é completamente diferente. O Salão do Turismo tem como foco o público geral, Nós entregaremos uma feira focada no agente de viagem e principalmente, focada na geração de negócio.

E já quero avisar, até para tranquilizar aqueles que estão ‘preocupados’ com esta mudança, que faremos uma feira única e supreendente.

E temos bastante tempo pela frente para planejá-la. O pilar da feira, que é a maior da América Latina, é ser essa grande vitrine global, onde os agentes podem conhecer mais de cada pedacinho do mundo e fazer negócios em um só lugar. Esse é o objetivo da Expo e é nisso que iremos nos basear. Queremos trazer muita inovação e tecnologia para feira, também passando por um dos nossos pilares que é a implementação da nossa Jornada ESG na nossa associação e que irá refletir na Expo. Vocês podem esperar grandes coisas desta edição”

M&E – Qual é o planejamento para o primeiro ano de gestão?

Ana Carolina Medeiros – Por enquanto, estamos realizando reuniões com a equipe para traçar todas as estratégias. Após o Carnaval teremos uma reunião sobre as feiras e eventos. Mas temos em nossas mãos muitas questões para tratar. Iniciamos o ano no foco de se preparar como equipe. Eu já fazia parte da Abav Nacional nos últimos anos, então estou ‘inteirada’ em muitos dos assuntos, mas há muito o que fazer.

Teremos muitos debates das pautas do setor no âmbito politico, com foco no Perse e no segmento de eventos, que será o mais afetado, isso é uma prioridade, além de outras demandas do setor. Depois discutiremos as ações como feiras e eventos, capacitações dos agentes – que é um dos nossos focos, entre outros”

Leia também: Principais entidades do trade demonstram preocupação com revogação antecipada do Perse

M&E- Como a presidente se sente com o novo cargo? Está preparada para ir para Brasília lutar pelas pautas do setor? 

Ana Carolina Medeiros – Estou feliz. Não posso dizer que não estou feliz. Mas sei que é uma grande responsabilidade. Minha história com o associativismo não é de hoje. Sou a segunda geração da minha família à frente da Abav. Meus pais foram os ‘fundadores’ da Abav Maranhão, eu mesma já presidi a Abav Maranhão e estive junto à última gestão na Abav Nacional então eu sei o que a associação demanda. Aprendo cada dia mais e isso me ajuda a nunca parar de buscar a evolução e de aprender para poder agregar a essa associação, a qual eu apenas represento. A Abav é dos agentes de viagens, não minha. E é para eles que irei trabalhar”.

Quem é Ana Carolina Medeiros

Ana Carolina Medeiros, natural de Brasília, reconhece-se como Maranhense, onde construiu sua história. Casada, mãe de dois filhos, é graduada em Ciências Contábeis e Direito. Ana Carolina é diretora das empresas do grupo Taguatur, que já conta com 56 anos de história, atuando nos ramos de agência de viagens e turismo, transportes de passageiros, hospedagem e concessionária de veículos. Ana Carolina exerceu e exerce cargos importantes nas principais entidades de classe dos segmentos do grupo. Eleita em janeiro de 2024, é a atual Presidente do Conselho de Administração da Abav Nacional.

Receba nossas newsletters