SÃO PAULO – Acontece nesta terça-feira (05), na capital paulista, a 4ª edição do TGK World, o evento da TGK Travel que reúne os principais fornecedores e agentes parceiros para sessões de networking e negociação. Nessa edição, 44 fornecedores apresentaram seus produtos a cerca de 100 agentes, em 24 pequenas sessões de até 12 minutos. Marta Shinozaki, CEO da TGK, conta sobre o sucesso do evento, e os próximos desafios a serem enfrentados pela operadora em 2025.
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“A gente vê o sucesso do evento quando começa a chegar próximo da data, porque que as pessoas já começam a querer se inscrever, a quererem convite. É assim, tem um crescimento a cada ano”, revela a CEO.
Tendências de um mercado imprevisível
Marta conta que, apesar do último ano ter sido excelente para a operadora, as metas para o próximo já estão mais que estabelecidas. “A gente desenha uma meta todos os anos, mas o que a gente tem visto muito, e o que eu acho que eu tenho aprendido com o mercado aqui no Brasil, principalmente, é que nós somos muito sensíveis às mudanças climáticas, à política, economia, e muita coisa tem acontecido de forma muito rápida”, explica a CEO.
Por essa razão, Marta acredita que, mais do que fazer uma projeção, o mais importante para a TGK no ano de 2025, é cumprir o desafio de se adaptar muito rápido às mudanças da sociedade. “Essa adaptação é uma coisa que a gente vai trabalhar bastante para poder continuar crescendo”, conta Marta.
Essas mudanças são vistas, de acordo com a CEO, através das novas tendências do mercado, e o desejo por novas experiências, independentemente da geração. “Não tem mais nada engessado. É isso que a gente tem percebido. Todas as gerações, dentro da sua faixa de idade, estão mudando o gosto por viagem. E é exatamente esse o nosso grande desafio; adaptar para o cliente que quer uma viagem mais descolada e independente, até o cliente high quality, que quer, não só uma hotelaria de luxo, mas também um conjunto de experiências”, explica.
Experiências exclusivas
Para atender essa demanda de um público que parece estar em mudança constante, a TGK Travel tem investido em experiências cada vez mais exclusivas. Entre elas, estão as viagens em grupos, comandadas por Jurandir Cabral. “Essas saídas acontecem 11 vezes ao ano, mas são únicas, porque acontecem uma vez em cada país. O foco maior dessas viagens, com certeza é o conteúdo. Além disso, os grupos são de, no máximo, 16 pessoas. É algo bem exclusivo mesmo”, conta Cabral.
O supervisor afirma ainda que esses pacotes vão muito além do tradicional, para proporcionar uma experiência única de viagem. Além do clássico de cada país, aquele viajante conhecerá novas experiências, que trará novos “sentidos” para suas vidas, sendo esse, justamente, o nome do projeto.
“Todas elas têm um tema, principalmente baseado na história. Uma se baseia, por exemplo, na República de Veneza, outras vão em busca do legado da religião de Zoroastro, ou de conhecer vinhos e pratos da casa de locais no interior. Então, são viagens com muito conteúdo, além de muita originalidade, para que seja único”, explica.
Jurandir revela também que a primeira saída de grupos para o ano de 2025 acontecerá na Índia, para o festival religioso Kumbh Mela, o maior do mundo. O evento atrai cerca de 70 milhões de peregrinos, e acontece em 4 cidades da região de Varanasi. O diferencial da viagem é que, ao invés de aproveitar o evento no meio da multidão, o grupo terá uma área exclusiva onde ficam os Sadhus, os homens santos da Índia.
“Lá, eles terão a oportunidade de interagir com eles, aproveitar os ensinamentos deles e realizar outras diversas atividades”, afirma Jurandir, que acrescenta que “ainda tem lugar, mas poucos. Então tem que correr para garantir a sua vaga!”.
Expectativas para 2025 e destinos favoritos dos brasileiros
Além de acrescentar viagens cada vez mais exclusivas ao portfólio da TGK, Leila Minatogawa, gerente geral da operadora, acredita que, em 2025, a intenção é incrementar a Coreia do Sul e Filipinas, para somar com o que já é um foco da TGK: o Japão e toda a parte da Indochina. Além desse interesse pela Ásia, que tem crescido entre os brasileiros, Leila aponta que o brasileiro tem se interessado pelo próprio continente também.
“Os destinos de América Latina são importantes para a TGK, por serem mais próximos do Brasil. Então com esses eventos mundiais, eu diria, ficaria mais fácil para um passageiro que quer relaxar, descansar, curtir um pouquinho mais de paz, de tranquilidade, de harmonia em família. América Latina é uma ótima opção”, explica Leila.
Em questão de números, Leila diz que a estimativa, mesmo com o dólar alto, é de que a TGK impulsione 35% as suas vendas no ano de 2025. “Eu acho que o pulo do ano passado para este foi bem considerável. E acho também que foi realmente o ápice devido a finalização de toda a parte de tendências, geradas na época da pandemia”.
“Agora, para o ano que vem, estamos incrementando muito a parte do projeto Sentidos, que é a nossa área de grupos, e estamos com um calendário muito maior que 2024. Então, estamos apostando bastante nessa tendência também para trazer experiências diferenciais”, finaliza a gerente.
O evento seguiu com suas reuniões de negócios por toda a tarde. Durante a noite, um coquetel finalizará o encontro, assim como uma apresentação de DJ e o sorteio de mais de 10 experiências ao redor de todo o mundo, como Grécia, África do Sul, Cataratas do Iguaçu, Dubai, e muitas outras.
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(Eric Ribeiro/M&E)