Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Destinos

Transmundi Operadora completa 17 anos de cruzeiros fluviais pelo Brasil e no exterior

Miguel e Marcelo Andrade da Transmundi Transmundi Operadora completa 17 anos de cruzeiros fluviais pelo Brasil e no exterior

Miguel e Marcelo Andrade, da Transmundi (Arquivo/M&E)

Neste mês de dezembro, a Transmundi Operadora comemora 17 anos de operações pioneiras no Brasil em cruzeiros fluviais. Mas, ainda que menor de idade, os resultados ao longo de sua história não poderiam ser mais exitosos, inclusive depois de passar pelo período de maior dificuldade durante da pandemia que praticamente estagnou o Turismo por dois anos.

Desde sua fundação, Miguel Andrade, diretor da Transmundi, sempre acompanhado pelo filho Marcelo Andrade, na época com 16 anos e atualmente um dos vice-presidentes da Braztoa, a operadora até hoje trilha um caminho crescente e de sucesso. De uma pequena sala alugada em 2006, a sede atualmente conta com andar exclusivo e próprio na Avenida Rio Branco, no Centro do Rio de Janeiro.

Trabalhando durante 34 anos como guia internacional de Turismo, Miguel Andrade, ao lado e junto com seu filho, decidiu ter sua própria empresa naqueles idos de 2006 e fundou a Trasmundi Operadora, que oferece ao mercado brasileiro os melhores e mais competitivos cruzeiros cluviais, com destaque para os fretamentos Transmundi para cruzeiros pelo Pantanal do Mato Grosso do Sul e os rios Reno, Danúbio, Douro e Sena, na Europa, incluindo iates pela costa da Croácia.

Screenshot 20231212 155834 Samsung Internet2 e1702415437565 Transmundi Operadora completa 17 anos de cruzeiros fluviais pelo Brasil e no exterior

Pelas águas do Pantanal do Mato Grosso do Sul (Divulgação)

Em todos os cruzeiros fluviais e nos mais diversos roteiros turísticos no exterior, a Transmundi Operadora trabalha com guias brasileiros, de modo ao hóspede-cruzeirista aproveitar todas as experiências, história e particularidades que cada destino propõe.

RIOS QUE LEVAM – “Sim, o Turismo nasceu em um rio!”. Miguel não se cansa de repetir o mantra e se inspira na história para seguir conduzindo milhares de cruzeiristas brasileiros mundo afora. E explica: “Muitos milhares de anos atrás, quando um habitante de uma agrupação humana subiu num tronco e flutuou até a próxima aldeia para fazer uma visita, em paz, naquele momento estava inaugurada uma das mais fascinantes atividades dos seres humanos ao longo de toda a nossa história: o Turismo! E mais, os rios sempre foram importantes para o Turismo. Paris, Londres, Nova York, Lisboa, Roma, Moscou, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, todas foram fundadas as margens de um rio.

No Brasil, explica o operador, duas regiões se destacam quando se fala em cruzeiros fluviais: a Amazônia, notadamente nos rios Negro e Solimões e, mais recentemente, descobrimos os cruzeiros no Pantanal do Mato Grosso do Sul, em especial pelos rios Paraguai, Miranda e Paraguai Mirim. “Nós da Transmundi Operadora nos orgulhamos de termos descoberto esse magnífico cruzeiro fluvial, com partida do Porto Geral do município sul-mato-grossense de Corumbá.

Na Amazônia os cruzeiros acontecem durante todo o ano, já no Pantanal somente nos meses do chamado defeso, período da reprodução dos peixes, em novembro, dezembro e janeiro. Durante o restante do ano as embarcações se voltam para a pesca.

Miguel Andrade explica as vantagens proporcionadas pelos cruzeiros fluviais quando comparados aos marítimos, na sua opinião igualmente prazerosos, mas com características bem diferenciadas. “Nos rios não existem marés relevantes e nem ondas, por exemplo, o que significa que os navios não ‘balançam’. A navegação é muito calma e confortável e as acomodações, em geral, são maiores que nos cruzeiros marítimos e, nos fluviais por nós operados, não existem cabines internas”, explica.

Screenshot 20231212 155824 Samsung Internet3 e1702415412385 Transmundi Operadora completa 17 anos de cruzeiros fluviais pelo Brasil e no exterior

Iates fretados para cruzeiros pela Europa (Divulgação)

Ainda como diferencial, a proporção entre passageiros e tripulantes é de aproximadamente 2.3 passageiro para cada tripulante e as embarcações fluviais são menores e acomodam de 30 a 200 passageiros. Trata-se de um produto mais intimista, sem aglomeração ou filas, muito apreciado por quem busca conforto, beleza e tranquilidade, em especial o público da chamada Melhor Idade.

Vale ressaltar ainda que os portos estão sempre localizados junto ao centro das cidades visitadas o que permite que a maioria das visitas sejam feitas a pé uma vez que os principais monumentos de interesse também estão próximos aos rios.

EUROPA – A Europa se destaca na oferta de cruzeiros fluviais. Os mais tradicionais no “Velho Continente” acontecem nos rios Reno, Danúbio, Sena e Douro, enquanto fora da Europa se destacam os rios Volga, na Rússia, e o Yangtsé, na China.

A Transmundi Operadora é a única empresa brasileira que desde 2007 freta navios fluviais voltados para o público brasileiro, respeitando as características culturais e gastronômicas. A bordo os melhores guias brasileiros, boa parte da tripulação falando português e os diretores dos fretamentos são sempre diretores da Operadora.

Receba nossas newsletters