
O Fernando de Noronha Convention & Visitors Bureau (Visite Noronha) manifestou sua preocupação com a recente suspensão das operações da Voepass pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), já que é uma uma das duas companhias aéreas responsáveis pela conexão aérea entre Fernando de Noronha e o continente.
“Essa interrupção das atividades da Voepass gera impactos diretos e significativos no turismo da ilha, afetando visitantes, empresários do setor e moradores locais.”
A Voepass realiza dois voos por dia em Fernando de Noronha (saindo de Recife). Com a proibição de operação, os passageiros da companhia não conseguem sair da ilha e aguardam informações no aeroporto para saber quando podem embarcar.
O Visite Noronha ainda informou que já foram solicitadas informações sobre as ações emergenciais que estão sendo planejadas ou implementadas pela Administração de Fernando de Noronha e pela Empetur, com o objetivo de mitigar os impactos dessa suspensão. “É essencial garantir que a conectividade aérea da ilha seja preservada, evitando prejuízos ao setor econômico local e proporcionando condições adequadas para a continuidade das atividades turísticas e o bem-estar da comunidade residente”, consta em nota oficial.
Ainda assim, há uma notícia positiva para a conectividade aérea da ilha: a conclusão das obras de revitalização da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, o que permitirá a retomada dos voos com aeronaves a jato, como Boeing 737 e Airbus A320.
“A reabertura da pista é um passo fundamental para restabelecer a conectividade do destino, ampliando as opções de voos e facilitando tanto o acesso dos turistas quanto a mobilidade dos moradores. Seguimos acompanhando de perto essas mudanças e reforçamos nossa esperança de que a conectividade da ilha seja plenamente restabelecida o mais breve possível, garantindo a normalidade das operações e a manutenção do turismo sustentável em Fernando de Noronha”, finalizou.
*O M&E está acompanhando todos os desdobramentos da situação dos passageiros