Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​A350 XWB embarca na fase final de certificação

O mais novo avião do mundo, o Airbus A350-900, decolou nesta manhã, 24, para a fase final de certificação. Os Testes de Rotas, que são desenvolvidos para demonstrar que o avião está pronto para ser operado por companhias aéreas, incluirão desempenho em aeroporto de grande altitude, ensaios de autoaterrissagem, turnaround e serviços de manuseio em aeroportos. O itinerário da turnê mundial do A350 inclui 14 grandes aeroportos, uma rota via Polo Norte e alguns voos terão passageiros a bordo.

A turnê mundial usando a aeronave de teste A350 MSN5 faz parte da campanha de testes de certificação. O avião (MSN5) é um dos cinco aviões da frota de testes e um dos dois com a cabine totalmente funcional (42 assentos na classe executiva e 223 na econômica). Os voos com o A350 serão operados por tripulações de voo da Airbus, com participação de pilotos da Airworthiness Authority da Agência Europeia de Segurança na Aviação (EASA).

Os testes são parte dos últimos ensaios exigidos para a Certificação de Tipo de aeronave, programada para o terceiro trimestre deste ano. A entrega do primeiro avião, para a Qatar Airways, acontecerá até o final do ano.

A turnê de testes, com duração de três semanas e com quatro viagens, começará em Toulouse, na França. A primeira rota inclui destinos como Canadá, via Polo Norte, e Frankfurt. A segunda será para a Ásia – o mercado de aviação de crescimento mais rápido do mundo, e inclui visitas a Hong Kong e Cingapura. A terceira levará a aeronave para Johanesburgo e Sydney. Da cidade australiana, a aeronave voará para Auckland, seguida por Santiago e São Paulo antes de retornar a Toulouse. Na quarta e última viagem, o A350 partirá de Toulouse para Doha, seguirá para Perth e voltará para Doha. De lá, voará para Moscou e Helsinki, de onde retornará para Toulouse.

Receba nossas newsletters