Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Aeroporto de Joinville ganha novo sistema para pousos

As operações de pouso e decolagem do Aeroporto de Joinville/Lauro Carneiro de Loyola (SC) agora contam com o auxílio do Instrument Landing System (ILS). O sistema de auxílio orienta aeronaves em operações de pouso em situações meteorológicas adversas, como chuva, vento e neblina. A homologação da operacionalidade do sistema foi feita pela Portaria nº 311 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), publicada no final de junho deste ano.

O ILS orienta com precisão as aeronaves que se encontram na fase de pouso em uma pista, utilizando dois sistemas distintos: o localizer (que aponta a orientação lateral do veículo em relação à pista) e o glideslope (que mostra o ângulo do movimento de descida).

O sistema se baseia na transmissão de sinais de rádio, que são recebidos, processados e exibidos pelos instrumentos de bordo do avião. Dessa forma, é necessário também que as aeronaves tenham um sistema de bordo capaz de ler os sinais de rádio emitidos pelo ILS e que os pilotos sejam capacitados para interpretar as informações fornecidas.

O sistema conta com três categorias (I, II e III), sendo que o ILS instalado no Aeroporto de Joinville é da Categoria I, permitindo a aproximação de alturas a partir de 60 m e contato visual com a pista a partir de 550 m.

A aquisição e implantação dos equipamentos do ILS é uma responsabilidade da Aeronáutica, cabendo à Infraero realizar as obras de adequação e modernização necessárias para oferecer infraestrutura adequada às operações do sistema. Nas obras de infraestrutura para o ILS, a estatal investiu R$ 6,2 milhões.

“Com o ILS, será possível pousar com mais facilidade e ainda mais segurança em Joinville durante situações meteorológicas adversas, ampliando a operacionalidade dos movimentos de aeronaves no terminal”, pontuou Rones Heidemann, superintendente do aeroporto catarinense.

Receba nossas newsletters