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Aviação / Vídeos

​Airbus registra patente de avião que iria de SP à Europa em 3 horas

Avião: com três tipos de propulsão nova aeronave diminuiria tempo de longas viagens (Foto: Divulgação)

Avião: com três tipos de propulsão nova aeronave diminuiria tempo de longas viagens (Foto: Divulgação)


Em julho, a Airbus registrou a patente de “veículo aéreo ultra-rápido e outros métodos de locomoção aérea”. O avião, tratado como o “novo Concorde”, poderia atingir velocidade Mach 4,5. Isso quer dizer que ele voaria a até 4,5 vezes a velocidade do som – ou 5.513 quilômetros por hora.

A ideia é que o novo transporte aéreo possa diminuir drasticamente o tempo de viagens longas – como voos intercontinentais. Um exemplo é de um voo entre Tóquio e Los Angeles, que cairia de dez horas e meia para cerca de três horas. O mesmo tempo seria suficiente para sair de São Paulo e voar até Lisboa, em Portugal.

Para que isso seja possível, o jato proposto pela Airbus usa três métodos de propulsão. São usados ramjets, turbinas a jato e foguetes.

Como ele funcionaria?

Decolagem – a aeronave usaria duas turbinas a jato, que deveriam ser colocadas sob a fuselagem. A decolagem seria um pouco diferente do tradicional: depois de sair da pista, ele assumiria uma posição vertical para ganhar altitude.

Pouco antes de alcançar a velocidade do som, as turbinas a jato se recolheriam e o avião continuaria ganhando altitude com propulsão dos foguetes, até alcançar cerca de 30.000 metros.

Altitude de cruzeiro – o que moverá a aeronave são os ramjets – que são utilizados em situações que demandam grande velocidade. São eles os responsáveis por atingir velocidade entre Mach 4 (4.900 km/h) e Mach 4,5 (5.500 km/h). Eles usariam como combustível hidrogênio e oxigênio.

Capacidade – Além de dois pilotos, o avião seria capaz de levar apenas 20 passageiros. Isso deve resultar em voos extremamente caros, caso um dia eles virem realidade.

Veja abaixo um vídeo (em inglês) produzido pela PatentYogi, mostrando como seria a aeronave:

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