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Agências e Operadoras / Aviação

Abav repudia decisão da American de excluir agências e operadoras da emissão de milhas

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O documento, em inglês e espanhol, repudia a decisão da American Airlines de excluir agências e operadoras da emissão de milhas e pontos acumulados do programa de fidelidade AAdvantage (Divulgação/Boeing)

A Abav Nacional assinou hoje uma declaração pública do Folatur (Fórum Latino Americano de Turismo), organização que representa agências de viagens e operadoras na América Latina. Nela, representou o Brasil junto a mais dez associações dos seguintes países, México, Peru, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Equador, Uruguai, Argentina e Venezuela.

O documento, em inglês e espanhol, repudia a decisão da American Airlines de excluir agências e operadoras da emissão de milhas e pontos acumulados do programa de fidelidade AAdvantage, a menos que sejam consideradas preferenciais pela aérea.

“Ninguém é e poderia ser contra melhorias tecnológicas; o Folatur apenas se opõe às práticas anticompetitivas que discriminam o canal de distribuição independente e indireto, ameaçando a oferta simultânea de todas as alternativas de transporte aéreo para passageiros, com grande prejuízo para eles”, informa a declaração.

“Se não forem desencorajadas, a AA continuará com seu padrão cada vez mais discriminatório, e outras companhias aéreas no mercado oligopolista de transporte aéreo certamente seguirão estas práticas”

Ainda segundo o órgão, “se não forem desencorajadas, a AA continuará com seu padrão cada vez mais discriminatório, e outras companhias aéreas no mercado oligopolista de transporte aéreo certamente seguirão estas práticas, a menos que o Departamento de Transportes dos Estados Unidos finalmente, intervenha para restabelecer a competitividade, restaurando o acesso total aos inventários e proibindo práticas discriminatórias como taxas nos GDS ou com milhas concedidas sob programas de fidelidade condicionadas ao uso do sistema NDC da American Airlines”, complementou.

A declaração destaca ainda que tanto os passageiros das aéreas nos mercados dos Estados Unidos, quanto nos estrangeiros estão e serão cada vez mais afetados negativamente por essas práticas comerciais anticompetitivas”.

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