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Aviação

ACI apoia meta de redução de 5% da intensidade de carbono até 2030

O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) anunciou apoio a meta da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para os combustíveis sustentáveis de aviação, em que o objetivo de que o combustível de aviação em 2030 deveria ser 5% menos intensivo em carbono do que o combustível fóssil que constitui quase toda a energia da aviação atual.

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A ACI também pediu a definição de um acordo sobre um quadro global de apoio para permitir a implementação do objetivo e fornecer a assistência necessária aos países desenvolvidos e em desenvolvimento (Unsplash/Chris Leipelt)

Isto será alcançado através de uma transição para combustíveis sustentáveis de aviação (SAF), combustíveis de aviação com baixo teor de carbono (LCAF) e outras energias mais limpas que desempenharão um papel fundamental na capacidade da indústria de cumprir o Objetivo Aspiracional de Longo Prazo da OACI.

“ACI comemora e apoia a meta visionária da OACI de redução de 5% da intensidade de carbono até 2030, o que será crucial para cumprir a Meta Aspiracional de Longo Prazo da OACI de emissão líquida zero de carbono até 2050. ACI esteve presente e engajada no CAAF/3, defendendo esse objetivo em nome dos aeroportos. Este é um excelente exemplo de como os reguladores e a indústria podem trabalhar juntos”, diz o diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira.

A ACI também pediu a definição de um acordo sobre um quadro global de apoio para permitir a implementação do objetivo e fornecer a assistência necessária aos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Estas medidas reduziriam o risco do investimento e garantiriam a segurança política, permitindo ao mesmo tempo que todos os Estados participassem tanto na produção como na utilização de SAF numa base não discriminatória, permitindo-lhes tirar partido da transição energética, construindo novas indústrias e proporcionando mais de 14 milhões de empregos.

“Esperamos continuar a promover o consenso entre os reguladores e a indústria na próxima COP28. Os aeroportos já estão tomando medidas de várias maneiras, principalmente através do envolvimento com fornecedores de combustível, companhias aéreas e reguladores locais e nacionais. Apesar da transição para o SAF já estar em curso, com medidas políticas a serem implementadas ou discutidas em cerca de 40 países, políticas de apoio serão fundamentais para acelerar o desenvolvimento e o fornecimento de SAF globalmente”, finaliza.

Em fevereiro de 2023, ACI aderiu ao programa de Assistência, Capacitação e Formação para Combustíveis de Aviação Sustentáveis (ACT-SAF) da OACI e há muito tempo apoia seus aeroportos membros na descarbonização, inclusive por meio do programa ACI Airport Carbon Accreditation, gerido por ACI Europe.

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