Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Aena assume aeroporto de Carajás (PA) e vai triplicar terminal de passageiros

aena

aeródromo de Carajás receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável (Divulgação/Aena)

A Aena assumiu a administração do aeroporto de Carajás, em Parauapebas (PA). O aeródromo de Carajás receberá melhorias, a fim de deixá-lo mais seguro, sustentável e confortável. O terminal de passageiros vai triplicar de tamanho, passando de 800 m² para 2,5 mil m². A superfície da sala de embarque será multiplicada por 20 e área pública ficará 14 vezes maior.

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 28. Haverá também um novo pátio para a aviação geral. A Aena entrega até dezembro o anteprojeto das melhorias à Anac, com os planos para a modernização do terminal. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

Em agosto do ano passado, a Aena venceu a licitação da sétima rodada de concessões para gerir 11 aeroportos nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará. O aeroporto de Carajás é o nono dessa rodada a passar para o controle da concessionária. A empresa ainda assumirá a gestão dos aeroportos de Santarém e Altamira, nos dias 27 e 30 de novembro, respectivamente.

Receba nossas newsletters