Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços

Aeroporto de Congonhas tem novas regras para acesso de veículos; confira

Prefeitura alterou as regras para acesso ao Aeroporto de Congonhas. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Prefeitura alterou as regras para acesso ao Aeroporto de Congonhas. (Rovena Rosa/Agência Brasil)

A partir da próxima sexta-feira (15), o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, contará com novas regras para embarque e desembarque de passageiros por meio de táxis, motoristas de aplicativos e carros de passeio. As novas regras foram divulgadas no Diário Oficial da Cidade desta quarta-feira (13).

Com a mudança, os táxis de todas as categorias passarão a atender no piso superior os passageiros que deixam o aeroporto. Quem estiver chegando de táxi ao aeroporto também terá de acessar o piso superior, para desembarque em frente à área de check-in das companhias aéreas.

Embarque de Congonhas 2

Os carros de passeio e motoristas de aplicativos também poderão acessar a área de embarque para deixar passageiros. Assim, a pista deve ser dividida em duas faixas, uma para quem busca passageiros no piso superior, exclusiva para táxis, e outra para que os veículos acessem ao saguão.

O piso inferior será destinado a todos os carros particulares e de aplicativos que chegam ao aeroporto sem passageiros. Neste local, os passageiros que desembarcam em Congonhas terão acesso aos carros de motoristas de aplicativos ou a veículos particulares.

Embarque de Congonhas 1

Apenas cinco vagas de táxi – duas da categoria comum, duas da vermelho e branca e uma da acessível – permanecerão no piso inferior. Veículos de fretamento continuarão usando apenas o piso inferior.

Com a mudança, o número de vagas oficiais para estacionamento de táxis em Congonhas vai aumentar das atuais 50 para 96. Táxis acessíveis também terão um ponto mais próximo à área de embarque, nos arredores do Portão 1, assim como os táxis híbridos, menos poluentes.

Os táxis acessíveis que estejam nas vagas especiais só poderão pegar passageiros comuns se já houver outro veículo do mesmo tipo aguardando na fila. Isso garantirá a prioridade de atendimento para os passageiros com deficiência.

Em nota, a Secretaria de Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) informou que as alterações são um projeto piloto para organizar o acesso ao terminal. “As alterações, realizadas em conjunto com o Departamento de Transportes Públicos (DTP) e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), procuram tornar mais organizado o embarque e desembarque de passageiros, melhorar o fluxo de veículos nas vias de acesso ao aeroporto e as condições de trânsito na região”, diz o comunicado.

 

Receba nossas newsletters