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Aviação

Airbus anuncia encerramento da produção do A380

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Airbus anunciou o fim da produção do A380 nesta quinta-feira (14).

A Airbus anunciou nessa quarta-feira (13) que encerrará o desenvolvimento e a fabricação do A380, maior avião de passageiros do mundo em serviço atualmente. A decisão acontece após doze anos de um projeto que trouxe uma grande repercussão para a fabricante, mas que nunca conquistou totalmente as companhias aéreas, que tem cada vez mais optado por aeronaves menores e mais eficientes.

Fim do A380: o que levou a Airbus a abandonar a maior aeronave do mundo?

A produção do superjumbo terminará em 2021, após a entrega do pedido de 14 A380, encomendados pela Emirates. Em comunicado, a Airbus informou que a decisão foi tomada devido a falta de pedidos do modelo por parte de outras companhias aéreas. A Emirates também decidiu continuar crescendo com a nova geração de aeronaves widebody flexíveis da Airbus, encomendando 40 aeronaves A330-900 e 30 A350-900.

“O A380 não é apenas uma conquista industrial e de engenharia excepcional. Os passageiros de todo o mundo adoram voar nesta grande aeronave. Por isso, o anúncio de hoje é doloroso para nós e para as comunidades do A380 em todo o mundo. Mas, lembre-se de que os A380 ainda vagarão pelos céus por muitos anos e a Airbus, é claro, continuará apoiando totalmente as operadoras do A380 ”, afirmou o CEO da Airbus, Tom Enders.

De acordo com a fabricante, o fim da produção do A380 deve impactar entre 3 mil e 3,5 mil postos de trabalho ao longo dos próximos três anos. No entanto, o aumento de pedidos do A320 e o novo pedido de fuselagem larga da Emirates (A330s e A350s) poderão amenizar este impacto.

HISTÓRICO DO A380

O A380 foi a grande aposta da Airbus para rivalizar com a Boeing, que dominava o mercado de grandes aeronaves. Com o crescimento do número de passageiros e abertura de novos mercados, como Dubai, a produção do modelo parecia uma escolha óbvia para o as tendências de mercado.

O projeto enfrentou dificuldades desde o começo, com problemas na produção que levaram a um atraso na entrega dos primeiros modelos. Quando o primeiro A380 finalmente decolou em um voo comercial, com a Singapore Airlines em 2007, a crise econômica global já começava a influenciar no setor de viagens. O temor por esta redução fez com que aéreas repensassem a aposta em grandes aeronaves, o que levou clientes a cancelar encomendas.

Mas os olhares para Dubai se mostraram corretos e a Emirates se tornou o grande cliente do modelo, com a encomenda de 160 unidades, um número muito superior ao de qualquer companhia aérea. Porém, a dependência de um único cliente para a manutenção do modelo sempre foi vista como um risco. Prova disso é que a redução da encomenda da Emirates de 20 para 14 aeronaves foi justamente o principal fator a influenciar na decisão de encerrar a produção do modelo.

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