Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus lança revisão para evitar que A321neo chegue a “altitudes excessivas”

A321XLR-02

Além da revisão temporária dos manuais, a Airbus optou por incorporar limitações às operações da aeronave

A Airbus introduziu uma revisão temporária aos manuais de voo do A321neo a fim de evitar que a aeronave chegue a altitudes excessivas. A fabricante francesa, embora não tenha divulgado mais detalhes, revelou que o fenômeno pode ocorrer sob certas condições e durante “específicas manobras”. Além da revisão temporária dos manuais, a Airbus optou por incorporar limitações às operações da aeronave. 

A Agência Europeia de Segurança da Aviação (EASA em inglês) afirmou que a revisão segue a análise feita no sistema da aeronave e que o fenômeno pode resultar na “redução do controle” da aeronave. A agência ainda ordenou que todos os operadores do A321neo adotem o novo manual dentro dos próximos 30 dias. A regra é válida tanto para as aeronaves com motores CFM LEAP-1A quanto para as que utilizam o PW1100G da Pratt & Whitney.

Ao todo, a Airbus lançou sete relevantes revisões temporárias para o manual de voo nos dias 21 de junho e 10 de julho. A EASA emitiu uma nota afirmando que a medida de segurança é uma ação interina e pode ser seguida de outros requisitos para manter a segurança em voo.

Receba nossas newsletters