Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus revela estratégia para aumentar número de assentos do A380; veja detalhes

Mudanças no formato e localização das escadas, 11 assentos por fileira na classe econômica, entre outras novidades para acomodar mais 78 passageiros por voo

a380_new_forward_staircase_proposal_

Projeção mostra como seria o novo formato e localização da escada do A380 para acessar o deck superior

Embora não tenha confirmado o desenvolvimento do A380-Plus, a Airbus revelou a possibilidade de realizar uma série de modificações na cabine do superjumbo para ganhar espaço e, deste modo, acomodar mais passageiros. A ideia da fabricante, apresentada na última semana durante a Aircraft Interiors Expo, em Hamburgo, é instalar mais 78 assentos com o remajenamento das peças que compõem a cabine. Com isso, uma aeronave padrão de quatro classes (First, Business, Premium Economy e Economy) poderia acomodar 575 passageiros tranquilamente, ao invés da média atual que é de 497 passageiros.

O crescimento no número de passageiros embarcados faria a receita das companhias aumentar significativamente a cada voo. Isto estaria diretamente ligada à estratégia da Airbus de instalar 11 assentos Economy por fileira no formato 3-5-3, algo que vem sendo cogitado desde setembro do ano passado, um ganho total de 23 assentos. Além disso, com o espaço criado pela fabricante, a Premium Economy também ganharia mais 11 assentos, ao passar de oito para nove assentos por fileira.

A380_Economy_Class

A configuração de 11 assentos por fileira está perto de se tornar uma realidade

No entanto, o maior potencial gerador de receita estaria diretamente ligado ao novo formato de escadas, que envolve a deslocação da escada dianteira da porta 01 para a porta 02. Além disso, a escada estaria conjugada com a entrada adjacente para o deck inferior, utilizada pelo resto da tripulação. Isto seria responsável por adicionar cerca de 20 assentos na Business, na Premium Economy e Economy, já que as escadas seriam utilizadas tanto para acessar ao deck 02, como também para os tripulantes acessarem o deck inferior da aeronave.

A Airbus ainda poderia aumentar a cabine da Executiva ao retirar o upper-deck sidewall stowage, aumentando a largura da cabine de parede a parede e gerando mais espaço para a instalação de até 10 assentos. A escada na parte de trás da aeronave também será redesenhada, permitindo um maior volume de armazenamento para os módulos da galley no deck principal. Isto faria o A380 ganhar ainda mais espaço, o que se traduziria em 14 novos assentos e espaço para mais dois trolleys de comida extra.

Por fim, o aumento de oferta de assentos por voo estaria ligado também ao compartimento de descanso dos tripulantes, que seria conjugado com o compartimento de descanso dos pilotos no deck inferior. Esta modificação permitiria a Airbus instalar mais três assentos Premium Economy na parte da frente do deck principal do A380.

Receba nossas newsletters