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Aviação

De olho no mercado, Airbus deve produzir A380 com 11 assentos por fileira

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A380 com 11 fileiras pode interessar as companhias que operam rotas de média distância por todo o continente asiático

Parece que a Airbus quer aumentar (ainda mais!) a capacidade da maior aeronave comercial do mundo no momento. Em breve, o conhecido superjumbo A380 pode sair de fábrica com mais uma opção de formatação de assentos na classe econômica: 3-5-3. Com isso, a fabricante “alcançaria” a meta de desenvolver fileiras com 11 assentos, o que, de acordo com o próprio VP de Estratégia e Marketing da Airbus, Kiran Rao, não faria do A380 uma aeronave mais econômica.

“As companhias que atualmente operam a aeronave vão retirar todos os assentos atuais e oferecer 11 assentos por fileira? Provavelmente não!”, destacou Kiran Rao. “Muitas aéreas já veem a atual formatação do A380 como padrão para seus clientes”, completou Rao.

Idealizadora deste novo design, a Amadeo concorda que a configuração 3-5-3 não vai ser um grande negócio para aquelas companhias que já utilizam o A380. Operadores como Emirates Airline, por exemplo, que possuem uma Economy que mais parece uma Premium Economy, não teriam necessidade em fazer o retrofitting ou encomendar novas aeronaves para a instalação dos incríveis 11 assentos por fileira.

No entanto, neste mundo movimentado da aviação sempre têm clientes que podem se beneficiar do aumento direto na capacidade. Para Kiran Rao, ao descartar possíveis mudanças nas companhias já estabelecidas com suas frotas de A380, “nós agora entramos em discussão com outras aéreas que operam diferentes tipos de serviço”.

O VP acredita que mercados asiáticos, principalmente, podem se beneficiar de forma direta destes 11 assentos por fileira, que podem se tornar opção para o A380. Isto porque, é um mercado em ascensão capaz de registrar altas taxas de ocupação. “O superjumbo não precisa sempre voar em rotas de longa distância”, frisou Rao, ao justificar que muitos voos de 6 a 8 horas de duração, que passam por diversas regiões da Ásia, por exemplo, “podem se beneficiar dos 11 assentos por fileira”.

Dois fatores se tornariam vitais para as companhias adquirirem A380s com 11 assentos por fileira na classe Economy: operar a aeronave em rotas que durem até oito horas, com o único objetivo de não comprometer o conforto dos passageiros, e a certeza de uma taxa de ocupação média na rota que ultrapasse os 90% para que valha o investimento.

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