Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Política

Alagoas reduz carga tributária sobre combustíveis para Gol ampliar malha aérea

aviao gol aeroporto Jonathan Lins 5 1 1 Alagoas reduz carga tributária sobre combustíveis para Gol ampliar malha aérea

A Gol é a terceira companhia a garantir o benefício fiscal do estado (Jonathan Lins)

O Governador de Alagoas, Paulo Dantas, assina nesta segunda-feira (22) um ato de alteração de regime especial para a Gol para redução de ICMS sobre o querosene de aviação (QAV). O objetivo da ação é que, com essa redução, o destino Alagoas fique mais competitivo, se tornando cada vez mais ponto de abastecimento preferencial da empresa. Em contraproposta, a Gol realizará a ampliação da malha aérea na alta e baixa estações para o estado.

A Gol é a terceira companhia a garantir o benefício fiscal do estado: Azul e Latam já operam em Alagoas com esta vantagem financeira. No caso da Gol, a carga tributária do QAV terá redução de cerca de 45%: o ICMS somado ao adicional de ICMS (Fecoep) passará de 9% para 5%. Com a ação conjunta das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Fazenda (Sefaz) em março de 2023, a Gol entrou com a solicitação para fazer uso do benefício fiscal alagoano.

“A redução da carga tributária do ICMS do querosene de aviação (QAV) é uma política pública estadual de incentivo fiscal às companhias aéreas para manutenção da malha e captação de novos voos que tem trazido bons resultados para nosso estado”, explicou o governador de Alagoas, Paulo Dantas.

Com a redução da tributação sobre o combustível das aeronaves da companhia, a Gol manteve as frequências internacionais e deve ampliar o fluxo aéreo para a baixa temporada. Para o especialista de relações internacionais da Gol, Marcos Tognato, a redução do ICMS vem para reforçar o poderio turístico do Estado. “Alagoas tem uma das orlas mais bonitas do Nordeste, cheia de atrações naturais, e acreditamos no Destino. A Gol aumentou a sua operação em 61% em Alagoas para toda a alta temporada, reforçando assim, nosso compromisso com o turismo do Nordeste e do Estado”, destacou Tognato.

O AEROPORTO – Em 2023, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou o maior fluxo da história e, segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a tendência é de contínuo crescimento. “Nosso contato, articulação e parceria é bem frequente com as companhias aéreas, que acreditam no potencial do destino e investem por confiarem e entenderem que o Governo de Alagoas prioriza o turismo em suas políticas para o desenvolvimento do estado e do povo alagoano”, garantiu Bárbara.

Receba nossas newsletters