Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Alitalia pode deixar Skyteam com proposta da Lufthansa e preocupa Air France-KLM

idisu_17

Lufthansa estaria disposta a pagar US$ 352 milhões pela Alitalia

A possível compra e restruturação da Alitalia não vai mudar somente a vida dos passageiros para melhor. O sinal de alerta foi ligado, por exemplo, para a Air France-KLM e Delta Air Lines, que examinam maneiras de manter a maior companhia aérea da Itália na Skyteam. Isto porque, com a possível oferta do Grupo Lufthansa, a chance da Alitalia ser restruturada e, consequentemente, mudar de time passa a ser grande. A italiana passaria a estar ao lado da alemã na Star Alliance, onde é líder.

As informações são da agência Reuters. O próprio CEO da Air France-KLM, Jean-Marc Janaillac, deixou bem claro, no entanto, que as maneiras a serem examinadas não implicam o fato do grupo franco-holândes ser um potencial comprador e entrar na briga pela Alitalia. O executivo já tinha até desmentido os boatos sobre qualquer proposta em janeiro. “Não somos potenciais compradores, logo não participamos do processo de compra”, disse Jean-Marc.

Por outro lado, quem parece mais próxima de comprar a Alitalia é o Grupo Lufthansa, que estaria disposto a pagar US$ 352 milhões por suas operações, mas apenas se a companhia pudesse ser restruturada. Existe até um projeto criado pelo próprio grupo alemão de uma NewAlitalia, o que deixaria o mercado italiano fervendo após a chegada da Air Italy, que por trás tem a poderosa Qatar Airways. E, além da possível saída da Skyteam, a Alitalia também deixaria o acordo de Joint Venture do Atlântico Norte, um impacto extremamente negativo para Air France-KLM.

É bom lembrar que Air France-KLM e Delta redigiram suas alianças no ano passado, trazendo a Virgin Atlantic, que tinha um acordo de JV separado com a própria Delta. “Estamos trabalhando também num possível novo acordo de Joint Venture com um lugar específico para a Alitalia, porque seria bastante negativo não ter a companhia como uma parceira e sim como uma concorrente nas rotas do Atlântico Norte”, disse o CEO da Air France-KLM.

Receba nossas newsletters