Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

American encerra codeshare com Etihad e Qatar Airways; entenda

B787-American

Codeshare já tem data para terminar: março de 2018

A polêmica entre as principais companhias norte-americanas (American, Delta e United) e aéreas do Golfo (Etihad, Emirates e Qatar), que perdura desde 2015, ganhou um importante capítulo nesta quinta-feira (13). A American Airlines anunciou o encerramento de seus acordos de codeshare com Etihad Airways e Qatar Airways, em protesto às acusações sobre o recebimento de subsídios ilegais das companhias do Golfo de seus governos.

Para a companhia norte-americana, Etihad, Emirates e Qatar levam vantagens nas operações internacionais transatlânticas entre os continentes nos últimos anos, já que tem muito mais capital para investir, o que cria uma competição considerada desleal no mercado. Por conta disso, a última operação sob o guarda-chuva deste compartilhamento de voos acontece no dia 24 de março de 2018.

A informação foi confirmada pela própria American Airlines, que enviou uma notificação para ambas as empresas no último dia 29 de junho. É bom frisar, no entanto, que todos os outros aspectos relacionados aos acordos comerciais entre as aéreas permanecem em vigor, entre eles acordos de interline, acordos de transporte de carga e conjugação dos programas de milhagens e lounges ao redor do mundo.

“Por conta da disputa sobre os acordos de Open Skies, a American Airlines notificou Etihad e Qatar Airways no dia 29 de junho sobre sua decisão de encerrar os acordos de compartilhamento de voos. Chegamos a conclusão de que os acordos de codeshare entre American Airlines e as companhias citadas não fazem mais sentido para nós”, disse a American, em nota. “A decisão não tem impacto financeiro e continuaremos comprometidos em fazer tudo que podemos para continuar dando suporte a todos os membros e assegurar uma concorrência justa entre as companhias dos EUA e do Golfo”.

Receba nossas newsletters