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Aviação

App ajuda viajante em caso de extravio de bagagem pela cia aérea

Dados do Ministério do Turismo apontam que, até o fim do mundial, mais de 3,1 milhões de estrangeiros e mais de 600 mil brasileiros terão circulado pelo país. Isso significa que voos atrasados ou cancelados, overbooking e extravio de bagagens podem se tornar adversários difíceis de se vencer na volta para casa. De acordo com dados da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), mais de
27 mil ações são ajuizadas anualmente no Brasil em decorrência de algum
problema envolvendo aeroportos ou companhias aéreas. Esse número
poderia ser ainda mais significativo se grande parte das pessoas não
desistisse de fazer a ocorrência assim que deixasse o aeroporto.
 
Prevendo um cenário desanimador que já acomete inúmeros usuários do transporte aéreo, a Fill The Blank (FTB), startup voltada para o desenvolvimento de aplicativos com foco em utilidade pública, acaba de lançar o Help Aéreo. A ferramenta simples e gratuita facilitará o acesso dos passageiros a indenizações por maus serviços prestados pelas companhias aéreas. O usuário pode formalizar a queixa por meio do aplicativo, ainda no local da ocorrência, sem perder tempo e energia. “O Help Aéreo nasce com a proposta de ser um meio para se alcançar um fim. Ele é um facilitador para que o usuário possa garantir seus direitos quando perceber algum tipo de incompatibilidade entre o que foi contratado e o que foi ofertado”, explica o sócio da FTB, Leonardo Soltz.
 
Como funciona – Entre o usuário lesado e a empresa responsável há somente cinco passos a serem seguidos no aplicativo para entrar com uma ação. A ocorrência é imediatamente enviada para um dos escritórios de advocacia cadastrados na plataforma. As informações encaminhadas são analisadas desde o fato ocorrido até sua procedência, antes do ajuizamento de qualquer medida.
 
O Help Aéreo é inédito no Brasil e já alcançou cerca de 500 downloads em menos de um mês. Está disponível na Apple Store e será lançado, em breve, também para Android e Windows Phone.
 
Vantagens – O principal diferencial do Help Aéreo é que não há cobrança de qualquer taxa ou honorários iniciais para o ajuizamento de uma ação. Os advogados da plataforma serão remunerados somente se o usuário ganhar a causa e for indenizado pela empresa aérea. Nesse caso, o pagamento é de 25% sobre o valor da indenização recebida, porcentagem média praticada no mercado. O download é gratuito e sua base possui parcerias com escritórios de advocacia em todo o país. “Ainda que o Help Aéreo decida por ajuizar uma ação, não há qualquer garantia de que a empresa aérea será condenada a indenizar o usuário que se sentir lesado. Caberá ao juiz ouvir ambas as partes e decidir, de acordo com a legislação, quem tem razão”, esclarece Getúlio Santos, advogado e sócio da FTB.

A agilidade que o aplicativo proporciona, contudo, não torna o processo menos cuidadoso. “A ação judicial é um assunto muito sério e o Help Aéreo não incentivará ou participará de aventuras jurídicas. Caso nossos advogados entendam que a companhia aérea não tem a obrigação de indenizar, o usuário receberá um e-mail com essa informação e a nossa justificativa para o não ajuizamento”, afirma Santos.

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