Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Associações de companhias aéreas pedem alinhamento global dos regulamentos de slots

Eric Ribeiro Aeroporto Santos Dumond 12 Associações de companhias aéreas pedem alinhamento global dos regulamentos de slots

As Associações também instaram os governos a incorporar o WASG ou alterar os regulamentos de slots existentes para trabalhar com o Worldwide Airport Slot Board (Eric Ribeiro/M&E)

Associações de companhias aéreas em todo o mundo pediram aos governos que garantam o alinhamento global dos regulamentos de slots de aeroportos para salvaguardar a alocação de horários de pousos e decolagens de acordo com as Diretrizes Mundiais de Slots de Aeroportos (WASG). A declaração foi divulgada na 152ª Conferência Slot em Dublin, na Irlanda, que atrai mais de mil delegados, com representantes de mais de 200 aeroportos coordenados por slots e 215 companhias aéreas individuais.

Em uma declaração conjunta, African Airlines Association (AFRAA), Airlines for America (A4A), Airlines International Representation in Europe (AIRE), Arab Air Carriers Organization (AACO), Association of Asia-Pacific Airlines (AAPA), European Express Association, European Regions Airline Association (ERAA), International Air Transport Association (IATA) e Latin American and Caribbean Air Transport Association (ALTA) estabelecem os benefícios do WASG.

Sob o WASG, os consumidores se beneficiaram de um crescimento consistente em horários e da expansão para novos mercados, enquanto as companhias aéreas e os aeroportos observaram um aumento na utilização da escassa capacidade aeroportuária. O WASG, por sua vez, garantiu décadas de estabilidade e consistência na aplicação do gerenciamento de slots.

“A fragmentação da regulamentação de slots pode causar interrupções nos horários das companhias aéreas e põe em perigo os avanços globais em conectividade, eficiência, competição e escolha que caracterizaram a indústria da aviação nas últimas décadas. Com o número de aeroportos regulamentados por slots em todo o mundo crescendo, é vital que os governos reconheçam a importância da harmonização dos regulamentos de slots de acordo com o WASG”, informa a Iata.

O WASG passou por uma revisão significativa nos últimos anos, com melhorias na definição de novos participantes para aumentar a concorrência e as oportunidades de acesso em aeroportos congestionados. O monitoramento do desempenho do slot também foi melhor definido para garantir o uso ideal. Os regulamentos de slots nacionais ou regionais devem estar alinhados dinamicamente com o WASG para que o setor de aviação e os viajantes possam se beneficiar.

As Associações também instaram os governos a incorporar o WASG ou alterar os regulamentos de slots existentes para trabalhar com o Worldwide Airport Slot Board, órgão composto por especialistas em slots de companhias aéreas, aeroportos e coordenadores de slots, que supervisionam as revisões. A consulta a esse grupo de especialistas pode garantir que os governos e cidadãos continuem a colher os benefícios de uma rede de transporte aéreo cada vez mais interconectada, sustentável e eficiente.

“A indústria de transporte aéreo prospera em padrões globais consistentes. As Diretrizes Mundiais de Slots de Aeroportos são o herói desconhecido do sistema de transporte aéreo. Por causa do WASG, viajantes, empresas e economias em todo o mundo se beneficiaram do crescimento constante na conectividade aérea, forte concorrência e diversidade de rotas, garantindo que a utilização da escassa capacidade aeroportuária também aumentasse. Os governos devem alinhar suas regras de slot com este padrão global para se beneficiar de uma melhor conectividade aérea”, disse Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Receba nossas newsletters