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Aviação

Avianca apresenta financiamento DIP de US$ 2 bilhões ao Tribunal dos EUA

Avianca - logo e avião

DIP inclui aproximadamente US$ 1,2 bilhão de novos fundos, que representam US$ 881 milhões na Tranche A e outros US$ 336 milhões representados na Tranche B

Em recuperação judicial nos Estados Unidos, a Avianca Holdings apresentou nesta terça-feira (22) um pedido de aprovação de US$ 2 bilhões para seu financiamento DIP (Debtor-in-possession) ao Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York. O DIP – que inclui acúmulos de dívidas existentes e compra de empréstimos – consiste na Tranche A de US$ 1,27 bilhão de empréstimo sênior e outros US$ 722 milhões da Tranche B de empréstimo subordinados.

De acordo com a Avianca, o financiamento DIP inclui aproximadamente US$ 1,2 bilhão de novos fundos, que representam US$ 881 milhões na Tranche A e outros US$ 336 milhões representados na Tranche B. O DIP é uma opção de fundo para empresas que estão passando por reestruturação. “[A transação] melhora a lucratividade futura da Avianca, eliminando futuros pagamentos de dividendos aos acionistas minoritários”, disse a Avianca Holdings.

“Estamos extremamente satisfeitos com o apoio recebido de um grande número de investidores institucionais terceiros e de nossos credores existentes. Acreditamos que isso demonstra a confiança do mercado no futuro da Avianca, uma companhia aérea forte, competitiva e lucrativa. Garantir esses compromissos de financiamento é outro passo concreto em nosso processo de reorganização do Capítulo 11 e esperamos a aprovação do Tribunal dos Estados Unidos para nosso pacote de financiamento DIP”, disse Anko van der Werff, presidente e CEO da Avianca.

Cerca de US$ 240 milhões do financiamento da Tranche A foi estruturado como um compromisso de backstop, que garante a eventual participação de um ou mais governos. O empréstimo DIP da Tranche B de US$ 722 milhões, por sua vez, inclui US$ 336 milhões de novos financiamentos, bem como um rollup de aproximadamente US$ 386 milhões de dívida conversível garantida emitida em dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

“O novo financiamento foi fornecido por alguns dos credores da dívida conversível existente, incluindo Kingsland Holdings S.A, bem como investidores terceiros; alguns outros credores da dívida conversível existente, incluindo a United Airlines, participaram exclusivamente do empréstimo da Tranche B, refinanciando sua dívida conversível existente”, informou a Avianca Holdings.

O financiamento DIP é garantido pelos principais ativos da Avianca (incluindo as participações da companhia, em suas LifeMiles e subsidiárias de carga, bem como por suas principais marcas e contas em dinheiro). O financiamento está sujeito à aprovação do Tribunal dos EUA, com audiência marcada para 5 de outubro de 2020.

“Retomamos as operações na maioria dos mercados domésticos e planejamos adicionar mais destinos domésticos e internacionais nas próximas semanas, enquanto continuamos focados em refinar nosso plano de reorganização para lidar com o cenário atual da indústria e os efeitos da Covid-19, permitindo que nossa equipe continue posicionando a Avianca para atender às necessidades de viagens aéreas da América Latina por muitos anos”, finalizou o CEO Anko van der Werff.

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