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Aviação / Tecnologia

Azul divulga tecnologia que utiliza para diminuir tempo dos aviões parados

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Com a tecnologia, em uso desde setembro de 2022, as melhorias percebidas são significativas com os mais de 200 mil eventos registrados (Cesar dos Reis/Divulgação)

A Azul foi apontada como a companhia aérea mais pontual do mundo, com quase 89% de chegadas no horário previsto, segundo o ranking de 2022 elaborado pela Cirium. Entre os principais motivos está a parceria com a startup brasileira WeSafer, que implantou a solução Wesafer On-Time Performance, com mais de 50 mil imagens de treinamento em sua rede neural, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para identificar tempos e movimentos reais através de visão computacional.

Com a tecnologia, em uso desde setembro de 2022, as melhorias percebidas são significativas com os mais de 200 mil eventos registrados, que ocorrem ao redor da aeronave quando ela está estacionada, e mais de 15 mil operações de TATs (turnaround time) registradas desde o início da aproximação da aeronave no portão até o seu término quando inicia o movimento de saída.

Com o apoio da solução, que integra câmeras especiais, equipamentos de networking, algoritmos de inteligência artificial e soluções em nuvem, foi possível digitalizar as operações em rampa somente dos voos da Azul e reduzir os ciclos de tempo de retorno dos voos. A tecnologia é capaz de manter e, até mesmo, aumentar o índice de pontualidade da companhia.

“Os procedimentos na área de estacionamento das aeronaves nos portões do aeroporto são constantemente alterados pelos avanços tecnológicos, enquanto as medições de tempo ainda são, em sua maioria, desconhecidas por grande parte das empresas do segmento”, disse Mauro de Lucca, diretor de Desenvolvimento de negócios da WeSafer.

O executivo da WeSafer explica que o principal objetivo da ferramenta é evitar atrasos nas operações em solo, ou seja, nos procedimentos abaixo da asa quando a aeronave está embarcando ou desembarcando seus passageiros e tripulantes. “A alocação de portões, o reabastecimento, a limpeza e o catering são apenas alguns dos processos envolvidos na virada de um avião após o pouso e na preparação para sua próxima decolagem.

Ao usar o software de inteligência de gravação de vídeo de câmeras digitais instaladas, os algoritmos da WeSafer identificam e analisam cada ‘frame’ desses tempos e movimentos. O status em tempo real é informado pela interface, enquanto a tecnologia gera dados históricos para análises”, detalha. As evidências geradas pelo sistema ficam disponíveis para o Centro de Controle Operacional (CCO) e o aeroporto da Azul.

Para Daniel Tkacz, VP de Operações da Azul, com as informações coletadas é possível fazer uma análise mais precisa e quase em tempo real, mesmo a centenas ou milhares de quilômetros de distância do local. Isso tem auxiliado fortemente o time de performance a tangibilizar o desempenho em terra da companhia e dos seus parceiros operacionais.

“Agora podemos agir mais rapidamente em vez de ter que esperar minutos para saber se algum procedimento não foi executado. Minutos esses, que, em nosso universo, refletem em consideráveis perdas financeiras diárias”, conta.

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