A Azul escolheu o pneu conectado PresSense – com seu sistema de medição de pressão – para equipar a frota de Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2, cerca de 110 aeronaves. Resultado de uma parceria entre a Safran Landing Systems e a Michelin, o PresSense deve simplificar as operações de manutenção da companhia aérea.
“O PresSense permite medir remotamente a pressão dos pneus da aeronave 45 minutos após o pouso. Em comparação, a maioria dos operadores ainda realiza essas verificações de manutenção diária obrigatória manualmente, usando um manômetro posicionado na válvula. Ocorre que, nestes casos, pelas normas de segurança, a operação só pode ser realizada, no mínimo, 3 horas após o pouso, que é o tempo necessário para o resfriamento do pneu”, informou a Azul.
A tecnologia do PresSense usa um sensor eletrônico de medição de pressão. Para verificar a pressão dos pneus, os agentes de manutenção precisam apenas colocar um leitor RFID (Identificação por Radiofrequência) na frente do pneu. As informações são lidas instantaneamente em um aplicativo de smartphone e enviadas para um banco de dados. Isso oferece às companhias aéreas a opção de realizar análises posteriores, destinadas, por exemplo, a operações de manutenção preditiva.
“Para corresponder a esses altos padrões, estamos sempre em busca de inovações que possam trazer mais eficiência, como PressSense e parceiros em quem podemos confiar, como Safran e o Grupo Michelin. A dedicação inabalável e compromisso com a excelência contribuem muito para nossa busca por ser a melhor companhia aérea do mundo”, disse Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.
Ao reduzir o tempo de inatividade das aeronaves em solo em mais de 2 horas todos os dias, o PresSense permite que as companhias aéreas otimizem a disponibilidade de suas frotas e, assim, ganhem vantagem competitiva. Também possibilita uma redução dos custos operacionais, uma vez que as operações de manutenção passam a ser realizadas em apenas alguns segundos.
O PresSense passou por vários testes operacionais bem-sucedidos com várias companhias aéreas, permitindo que a Safran e a Michelin agora ofereçam uma solução madura. A Michelin foi encarregada de comercializar esta solução digital inovadora.