Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul escolhe pneu com tecnologia que deve simplificar operações de manutenção

Azul Divulgacao Azul escolhe pneu com tecnologia que deve simplificar operações de manutenção

Pneu vai equipar a frota de Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2, cerca de 110 aeronaves (Divulgação)

A Azul escolheu o pneu conectado PresSense – com seu sistema de medição de pressão – para equipar a frota de Airbus A320 e A321 e Embraer E1 e E2, cerca de 110 aeronaves. Resultado de uma parceria entre a Safran Landing Systems e a Michelin, o PresSense deve simplificar as operações de manutenção da companhia aérea.

“O PresSense permite medir remotamente a pressão dos pneus da aeronave 45 minutos após o pouso. Em comparação, a maioria dos operadores ainda realiza essas verificações de manutenção diária obrigatória manualmente, usando um manômetro posicionado na válvula. Ocorre que, nestes casos, pelas normas de segurança, a operação só pode ser realizada, no mínimo, 3 horas após o pouso, que é o tempo necessário para o resfriamento do pneu”, informou a Azul.

A tecnologia do PresSense usa um sensor eletrônico de medição de pressão. Para verificar a pressão dos pneus, os agentes de manutenção precisam apenas colocar um leitor RFID (Identificação por Radiofrequência) na frente do pneu. As informações são lidas instantaneamente em um aplicativo de smartphone e enviadas para um banco de dados. Isso oferece às companhias aéreas a opção de realizar análises posteriores, destinadas, por exemplo, a operações de manutenção preditiva.

“Para corresponder a esses altos padrões, estamos sempre em busca de inovações que possam trazer mais eficiência, como PressSense e parceiros em quem podemos confiar, como Safran e o Grupo Michelin. A dedicação inabalável e compromisso com a excelência contribuem muito para nossa busca por ser a melhor companhia aérea do mundo”, disse Flávio Costa, vice-presidente Técnico da Azul.

Ao reduzir o tempo de inatividade das aeronaves em solo em mais de 2 horas todos os dias, o PresSense permite que as companhias aéreas otimizem a disponibilidade de suas frotas e, assim, ganhem vantagem competitiva. Também possibilita uma redução dos custos operacionais, uma vez que as operações de manutenção passam a ser realizadas em apenas alguns segundos.

O PresSense passou por vários testes operacionais bem-sucedidos com várias companhias aéreas, permitindo que a Safran e a Michelin agora ofereçam uma solução madura. A Michelin foi encarregada de comercializar esta solução digital inovadora.

Receba nossas newsletters