Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

BNDES aprova financiamento de R$ 1,25 bilhão para ampliação do Porto Alegre Airport

Ampliação do terminal de deve resultar em tráfego de 9 milhões de passageiros até 2023

Ampliação do terminal deve resultar em tráfego de 9 milhões de passageiros até 2023

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 1,25 bilhão à Fraport Brasil – Porto Alegre para ampliação, modernização e manutenção da infraestrutura do Porto Alegre Airport. A operação tem a finalidade de apoiar os investimentos previstos no Contrato de Concessão celebrado entre a empresa e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Entre as principais obras de infraestrutura previstas estão a ampliação do terminal de passageiros 1, com projeção de tráfego de 9 milhões de passageiros ao ano até 2023; adequação das vias de taxiamento; melhorias no sistema de drenagem e construção de edifício-garagem para estacionamento de veículos. Também está prevista a extensão da pista de pouso e decolagem de 2.280 metros para 3,2 mil metros.

A concessão do Porto Alegre Airport foi resultado da quarta rodada de concessões aeroportuárias e prevê que os investimentos obrigatórios ocorram até o final de outubro de 2019 (à exceção da extensão da pista de pouso e decolagem, cujo prazo é dezembro de 2021). O financiamento do BNDES terá prazo de 20 anos.

A expansão da pista de pouso e decolagem permitirá que o aeroporto receba aeronaves maiores que operam voos de longa distância e assim possa oferecer uma maior quantidade de voos internacionais a partir de Porto Alegre.

A melhoria da infraestrutura aeroportuária ainda trará impactos positivos para a economia regional tendo em vista que aumenta a capacidade operacional do aeroporto da principal cidade do Rio Grande do Sul.

Receba nossas newsletters