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Aviação

Bombardier confirma: CS100 e CS300 entram em operação ainda este ano

CS100 tem um custo de US$ 62 milhões e pode acomodar até 133 passageiros

CS100 tem um custo de US$ 62 milhões e pode acomodar até 133 passageiros


Novidades para os clientes pioneiros das aeronaves CSeries da canadense Bombardier. Tanto o CS300, que terá a airBaltic como primeira operadora oficial do modelo, quanto o CS100, aeronave que a Swiss Air Lines será a primeira a utilizar, já estão alto estágio de desenvolvimento. Enquanto o CS300 já se encontra na linha de montagem final da Bombardier em Mirabel, próximo a Montreal, o CS100 está pronto e já vem tendo seus motores ligados antes do voo inicial padrão.

O CS100 está no caminho certo para entrar em serviço nas asas da Swiss agora no mês de junho, enquanto o CS300 deve entrar em cena somente no segundo semestre deste ano. A informação foi divulgada pelo VP do programa de desenvolvimento da família CSeries, Rob Dewar. Até o momento, nove aeronaves da família já estão sendo construídas, enquanto o primeiro CS300 já completou a junção de toda a fuselagem. A Bombardier planeja entregar de 15 a 20 aeronaves CSeries ainda este ano a Swiss Air Lines, airBaltic e outros operadores.

O CS100, que tem um custo de US$ 62 milhões em preços de tabela, pode acomodar de 100 a 133 passageiros dependendo das configurações estipuladas por cada cliente, mas está padronizado para receber 117 assentos em duas classes. Já o CS300, com valores de mercado que chegam a US$ 71 milhões, pode acomodar até 160 passageiros também dependendo de cada configuração, embora o padrão estipulado pela Bombardier seja de 148 assentos em single-class e até 137 assentos em duas classes.

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