Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Brasil e Colômbia assinam acordo de Céus Abertos

O diretor-presidente da ANAC, Juliano Noman, durante o lançamento do programa Voo Simples, no Palácio do Planalto.

Diretor-presidente da Anac, Juliano Noman (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) marcou presença no maior evento do setor de aviação comercial da América Latina e Caribe, o Alta Airline Leaders Forum, que aconteceu de 24 a 26 de outubro de 2021, em Bogotá. O evento contou com a participação de CEOs de companhias aéreas e operadores aeroportuários, ministros de Estado, Diretores de Autoridades de Aviação Civil e expositores de diversos segmentos da indústria.

Na ocasião, em visita oficial do presidente da Colômbia ao Brasil, os presidentes colombiano e brasileiro assinaram o Acordo de Céus Abertos entre os dois países. Esse é o segundo acordo deste tipo assinado pela Colômbia, tendo sido o primeiro com os Estados Unidos. No caso do Brasil, o acordo segue agora para referendo do Congresso Nacional, para posterior ratificação.

Durante a Alta, o diretor-presidente da Anac, Juliano Noman, e o diretor da Aerocivil da Colômbia, Jair Orlando Fajardo, ressaltaram a importância deste acordo para promover e ampliar a conectividade aérea entre os dois países. Juliano Noman, ainda debateu com os CEOs e diretores-gerais das autoridades de aviação civil da América Latina e Caribe sobre os principais desafios do setor no cenário de pós-pandemia.

O diretor-presidente também apresentou as melhorias regulatórias em curso no Brasil para aumentar a eficiência do setor e reduzir custos, compartilhou as ações do Programa Voo Simples e enfatizou a importância da colaboração entre indústria e autoridades de aviação civil para o fortalecimento da cultura justa de segurança operacional, tendo por base os princípios da regulação responsiva.

Por fim, Noam também se reuniu bilateralmente com o diretor-executivo da Autoridade de Aviação Civil da Bolívia, Celier Aparicio Arispe Rosas, e com o Diretor-Geral de Política de Transporte da Comissão Europeia, Henrik Hololei. Na pauta, foram discutidos temas de interesse comum, como sustentabilidade do setor aéreo e a retomada das operações aéreas.

Receba nossas newsletters