Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Vídeos

Brasil recebe a maior aeronave do mundo pela segunda vez na história; veja vídeo

maxresdefault

Antonov 225 fará a alegria dos spotters em São Paulo

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas/SP, teve o prazer e o orgulho de autorizar o pouso do Antonov An-225, na manhã desta segunda-feira (14), proveniente dos Estados Unidos. A partir daquele momento, mais um capítulo da história da aviação nacional era contado, com a maior aeronave do mundo aterrissando em solo brasileiro pela segunda vez na história.

Viracopos transmitiu o pouso em tempo real no Facebook; confira o vídeo

Com 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura e 175 toneladas de peso, o An-225 pode carregar até 250 toneladas no compartimento de cargas. A aeronave fez uma escala em Campinas para pegar uma peça que servirá de suporte para um gerador de 150 toneladas de uma empresa de automação empresarial do Chile.

antonov

Compare o tamanho das aeronaves (Foto: BBC)

Ao chegar, foi possível ver a bandeira da Ucrânia tremulando da cabine de comando, ao comemorar o dia histórico. O Antonov An-225 fez seu primeiro voo em 1988, mas os planos de construir outras unidades foram cancelados com o fim da União Soviética e o colapso do programa espacial Buran. A aeronave chegou ao maior polo de cargas da América Latina e a expectativa é que pouse em Guarulhos às 22h30 da noite.

Uma operação especial agora é planejada em Guarulhos para receber o Antonov à noite e para carregar o gerador até o porão da aeronave. Ela ficará estacionada no pátio do Terminal 2, mas a operação chegará a ocupar sete posições de estacionamento. O voo de volta para Santiago está programado para terça-feira (15). Esse é o único Antonov 225 em operação no mundo e a segunda vez que o avião vem ao Brasil. A primeira aconteceu em 2010.

Receba nossas newsletters